Projeto Estudantes de Atitude tem participação recorde de escolas

“A escola é dos alunos, e o projeto é um grande estímulo para que os jovens tenham noção de cidadania e possam controlar e auditar o dinheiro público”. Assim o governador Ronaldo Caiado resumiu a edição 2023 do projeto Estudantes de Atitude, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com foco nas unidades de ensino da rede pública de Goiás. A iniciativa foi encerrada nesta sexta-feira, 8, em Anápolis, com uma solenidade de premiação de estudantes e professores responsáveis pelas melhores ideias de transparência e controle social nos colégios.

Neste ano, houve recorde no número de participações: 776 unidades se engajaram na iniciativa — em 2022, foram 526. Ao todo, mais de 40 mil estudantes estiveram envolvidos nas atividades em 219 municípios goianos. Como forma de reconhecimento, Caiado entregou certificados e prêmios a representantes das cinco escolas com melhores colocações, além de duas unidades do sistema socioeducativo e 40 unidades regionais de educação. Foram distribuídos R$ 567 mil em prêmios para escolas e professores. Os alunos que ficaram nas primeiras colocações foram premiados com uma viagem de até três dias com transporte, hospedagem e alimentação. Os estudantes cursam do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

“Temos certeza de que a educação é a única maneira de tirar as pessoas da pobreza e dar dignidade, torná-las vencedoras na vida. Acreditem na educação e vocês vão fazer a diferença em Goiás”, disse Caiado a estudantes, professores e responsáveis pela gestão do ensino.

“Iniciativas como essa agregam aos jovens o comportamento ético. A formação não pode se dar apenas na matemática, nem na física. Precisamos ter ações que preparem as pessoas para a vida em sociedade”, pontuou o vice-governador, Daniel Vilela. “Sabemos o quanto foi trabalhado nesses últimos dias. Não foi fácil selecionar 40 escolas. Isso movimentou o estado inteiro. Hoje, esse projeto é conhecido no Brasil. Nosso papel seguirá sendo o de mobilização”, afirmou a titular da Seduc, Fátima Gavioli.

“Meu sentimento é de gratidão pela possibilidade de desenvolver essa ideia. Ocupar o cargo de controlador me deu essa alegria, em uma parceria com a Seduc, cujo apoio sempre foi imprescindível”, destacou o secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller. “Agora, entende-se a importância de como usar bem o dinheiro público. A educação é o futuro do Brasil, mas, em Goiás, ela já está na prática”, ressaltou o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Como funciona
O projeto Estudantes de Atitude promove, por meio de uma competição gamificada, a prática da cidadania no ambiente escolar. A partir de uma auditoria cívica, os estudantes são estimulados a desenvolver atividades relacionadas à transparência, ética, controle social, voluntariado e prevenção à violência.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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