Última atualização 10/12/2023 | 16:10
“A escola é dos alunos, e o projeto é um grande estímulo para que os jovens tenham noção de cidadania e possam controlar e auditar o dinheiro público”. Assim o governador Ronaldo Caiado resumiu a edição 2023 do projeto Estudantes de Atitude, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com foco nas unidades de ensino da rede pública de Goiás. A iniciativa foi encerrada nesta sexta-feira, 8, em Anápolis, com uma solenidade de premiação de estudantes e professores responsáveis pelas melhores ideias de transparência e controle social nos colégios.
Neste ano, houve recorde no número de participações: 776 unidades se engajaram na iniciativa — em 2022, foram 526. Ao todo, mais de 40 mil estudantes estiveram envolvidos nas atividades em 219 municípios goianos. Como forma de reconhecimento, Caiado entregou certificados e prêmios a representantes das cinco escolas com melhores colocações, além de duas unidades do sistema socioeducativo e 40 unidades regionais de educação. Foram distribuídos R$ 567 mil em prêmios para escolas e professores. Os alunos que ficaram nas primeiras colocações foram premiados com uma viagem de até três dias com transporte, hospedagem e alimentação. Os estudantes cursam do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
“Temos certeza de que a educação é a única maneira de tirar as pessoas da pobreza e dar dignidade, torná-las vencedoras na vida. Acreditem na educação e vocês vão fazer a diferença em Goiás”, disse Caiado a estudantes, professores e responsáveis pela gestão do ensino.
“Iniciativas como essa agregam aos jovens o comportamento ético. A formação não pode se dar apenas na matemática, nem na física. Precisamos ter ações que preparem as pessoas para a vida em sociedade”, pontuou o vice-governador, Daniel Vilela. “Sabemos o quanto foi trabalhado nesses últimos dias. Não foi fácil selecionar 40 escolas. Isso movimentou o estado inteiro. Hoje, esse projeto é conhecido no Brasil. Nosso papel seguirá sendo o de mobilização”, afirmou a titular da Seduc, Fátima Gavioli.
“Meu sentimento é de gratidão pela possibilidade de desenvolver essa ideia. Ocupar o cargo de controlador me deu essa alegria, em uma parceria com a Seduc, cujo apoio sempre foi imprescindível”, destacou o secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller. “Agora, entende-se a importância de como usar bem o dinheiro público. A educação é o futuro do Brasil, mas, em Goiás, ela já está na prática”, ressaltou o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.
Como funciona
O projeto Estudantes de Atitude promove, por meio de uma competição gamificada, a prática da cidadania no ambiente escolar. A partir de uma auditoria cívica, os estudantes são estimulados a desenvolver atividades relacionadas à transparência, ética, controle social, voluntariado e prevenção à violência.