Press "Enter" to skip to content

Projeto Geladeira Literária chega a Aparecida de Goiânia

A secretaria de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia lançou ontem (17) o Projeto Geladeira Literária, com o objetivo de popularizar o ato da leitura nos diferentes espaços no município. “O objetivo é criar a biblioteca itinerante em diversos espaços como postos de saúde, terminais e shopping. Temos a intenção de tornar um hábito auto sustentável , onde a comunidade atendida se torne mantedora do projeto, não só cuidando mas também realizando as trocas e doações dos livros”, enfatizou o secretário da pasta Rodrigo Caldas, que estava acompanhado do secretário executivo de Cultura, Elio Bonsucesso e do diretor de Cultura, Redelson Thomaz.

“A leitura estimula a memória. Esse contato com os livros também estimula a interpretação de texto. Com a prática da leitura as pessoas exercitam o cérebro, além do contato com a literatura estimular a criatividade e expandir o conhecimento cultural. Parabenizo a secretaria por essa brilhante iniciativa”, enfatizou o prefeito Gustavo Mendanha.

A desempregada Madalena Alves da Silva, de 27 anos, afirmou que veio com o filho de 5 anos buscar livros na geladeira porque gosta muito do hábito da leitura. “A gente vem aqui em um dia, pega e devolve no outro. É muito bom ter isso aqui, tem Bíblia, tem livros para crianças. Além disso, todo curioso vem olhar e acaba pegando algo para ler. Mas precisamos ter a consciência que não é nosso, é apenas um empréstimo para que outros possa desfrutar também”, afirmou.

A data para o Lançamento foi escolhida em homenagem ao dia mundial do livro infantil, comemorado nesta terça-feira, 18. Todos podem participar. A princípio serão oito geladeiras distribuídas em diferente pontos da cidade. Os interessados poderão também doar livros e geladeiras que não usam mais. Para isso basta entrar em contato com a secretaria de Educação pelo telefone 3545-5049 que uma equipe buscará a doação.

Os organizadores explicaram que é possível pegar qualquer livro e ficar com ele quanto tempo precisar, mas ressaltam que é importante devolver a obra. Para quem quiser doar é possível deixar a doação no local ou entrar em contato com os organizadores para que eles avaliem e levem os livros para a geladeira.

O Projeto Geladeira Literária será realizado em diversos espaços do município de Aparecida de Goiânia, principalmente em bairros periféricos e centrais, escolas, centro de convivência e shopping, de forma itinerante, por meio de equipamento móvel contendo livros que atenda a demanda e diversidade de gostos literários dos leitores de todas as idades.

*Informações da Secretaria de Comunicação de Aparecida de Goiânia