Projeto Goiânia em Prosa e Verso é retomado

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a PUC Goiás e a Editora Kelps firmaram na manhã desta quinta-feira, 9, convênio para o lançamento da 7ª edição da Coleção Goiânia em Prosa e Verso, que neste ano contará com centenas de livros de autores consagrados e ingressantes na carreira literária. A parceria ficou definida durante a visita do secretário de Cultura, Kleber Adorno, ao reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado.

Adorno destacou a essência do projeto, cuja a retomada é uma das promessas de campanha do prefeito Iris Rezende. ‘Vamos prestigiar todos aqueles que escrevem, com um número significativo de livros. Cabe ao poder público fomentar essa produção, dar oportunidade, democratizar e abrir espaço, de forma que a universidade qualifica sua participação em nossa coleção”, enfatizou.

Durante a reunião, o reitor Wolmir Amado ressaltou a abrangência do projeto, além da alegria por também sediar o lançamento da coleção, que está previsto para a Jornada da Cidadania da PUC Goiás, que ocorre em maio deste ano no Centro de Convenções PUC (Câmpus II, no Jardim Mariliza). “Nenhuma capital do Brasil, até então, fez um lançamento público com centenas de obras e claro que isso significa uma honra para a universidade. Mostra uma instituição que está inserida na comunidade, participa da cultura do seu povo e tem convênios importantes com o município, com o estado, com o país, além de mostrar a relevância comunitária da instituição”, concluiu.

As obras serão escolhidas por um conselho editorial e contemplam as diversas facetas literárias (romance, crônica, conto, ensaio e poesia). “Cada um desses livros é a produção do espírito humano civilizatório. As obras físicas e materiais passam nas obras espirituais, intelectuais e de envergadura humana que atravessam séculos. Elas são válidas para as muitas gerações que se sucedem como uma produção espiritual, especial, inusitada e significativa para os diversos povos, gerações, idiomas e culturas”, refletiu o gestor.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp