“Projeto Natal Solidário: Empresário reconstrói bicicletas usadas para presentear crianças em Patos de Minas”

Empresário reconstrói bicicletas usadas para presentear crianças no Natal: ‘Não tem nada mais gratificante’

Elton Carlos Batista criou o projeto “Faça uma Criança Feliz”, que ocorre pela terceira vez em Patos de Minas. Saiba como ajudar a iniciativa.

Falta poucos dias para o Natal e muitas pessoas já estão nos preparativos para as comemorações e trocas de presentes. No entanto, essa época também é marcada por ações solidárias que ajudam aqueles que nem sempre são lembrados.

Esse é o caso do projeto “Faça uma Criança Feliz”, realizado pelo terceiro ano consecutivo em Patos de Minas. A ação foi idealizada pelo empresário Elton Carlos Batista, que reconstrói bicicletas para presentear crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

> “Tem várias crianças e até mesmo adultos que nunca tiveram condição de ter uma bicicleta. Então, não há nada mais gratificante do que ter a oportunidade de chegar até essas pessoas”, contou.

O empresário, de 42 anos, tem uma loja de bicicletas na cidade desde 2005. Ele contou ao Diário do Estado que começou a perceber que muitas pessoas tinham em casa algumas velhas ou quebradas, que ficavam paradas sem uso.

A partir daí, surgiu a ideia de recolher bicicletas como essas, muitas vezes de clientes dele, para restaurá-las e doar a quem precisa. Elton disse que conta com a ajuda dos mecânicos da loja dele para trabalharem na reconstrução dos futuros presentes.

O projeto presenteou mais de 90 crianças no ano passado. Segundo Elton, ele pretende continuar realizando essa ação ano após ano, contando com a ajuda de doações de bicicletas ou de peças.

> “Não tem preço nenhum que pague isso”, disse.

COMO AJUDAR?

As “bikes de Natal”, como chama o empresário, são entregues de 22 a 24 de dezembro. Ele explicou que não há pessoas específicas que ele ajude. Todo ano, Elton coloca as bicicletas no carro e percorre bairros com o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, presenteando aqueles que precisam.

Em alguns casos, o empresário é contatado diretamente pela família da criança que deseja ser presenteada, principalmente durante a divulgação do projeto. Quando isso acontece, ele explica que faz uma análise para verificar se a pessoa realmente precisa da doação como presente de Natal.

Elton conta com a ajuda do irmão, que também tem uma loja de bicicletas. No entanto, qualquer pessoa pode colaborar com a boa ação, doando bikes, peças ou até mesmo tintas e produtos para a limpeza dos itens.

As doações podem ser entregues diretamente na loja dele, localizada na Praça Bandeirantes, 38, no Bairro Brasil. Para auxiliar no projeto, também é possível entrar em contato pelo telefone (34) 99828-4227.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fuad Noman não comparece à diplomação dos eleitos em 2024: Vice-prefeito Álvaro Damião representou a chapa

Em recuperação, Fuad Noman não comparece à diplomação dos eleitos em 2024

Evento que oficializa os mandatos eleitos em 2024 contou com presença do futuro vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), dos nomes que vão compor a Câmara Municipal e de outras autoridades.

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), não comparecerá à diplomação dos políticos eleitos em 2024, evento realizado no final da tarde desta quarta-feira (18) no Centro da cidade.

Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), informou que Noman está em casa se recuperando e que ele enviou uma carta, que será lida pelo cerimonial. Os dois integrantes da chapa serão diplomados nesta quinta-feira (19), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Fuad Noman teve alta no último domingo (15) após ficar internado no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul de BH, com um quadro de pneumonia e sinusite.

Essa foi a segunda internação do prefeito em menos de um mês. Em novembro, ele foi hospitalizado para tratar dores nas pernas provocadas pela terapia contra o câncer.

Em julho deste ano, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno Linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.

Em outubro, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.

Diário do Estado irá acompanhar de perto a recuperação de Fuad Noman e atualizará as informações sobre seu estado de saúde. Toda a cidade de Belo Horizonte está na torcida pela melhora rápida do prefeito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp