Press "Enter" to skip to content

Projetos de lei que homenageiam Iris e Marília devem ser unificados

Após as mortes de Marília Mendonça e Iris Rezende, vários projetos de lei estão sendo protocolados na Câmara Municipal de Goiânia. Na sessão de hoje (10), a vereadora Sabrina Garcez (PSD) solicitou que fosse apresentado projetos unificados para homenageá-los. O presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), acatou a sugestão.

Policarpo defendeu que a unificação é importante para que seja economizado tempo de discussões e que a proposta de reconhecimento as figuras – política e cultural – é comum a todos os vereadores. Sabrina diz “Marília e Iris não eram de um vereador ou de outro. Eles pertenciam a Goiânia. É natural que todos queiram homenageá-los”, afirma.

Projetos apresentados hoje

Dentre as propostas, os projetos que alteram nomes de ruas são os mais comuns. Uma delas, é da vereadora Sabrina Garcez. Seu projeto é de que a avenida T-63 passe a chamar  “Avenida T-63 – Marilia Dias Mendonça”.

Já o vereador Marlon Teixeira (Cidadania) sugere a mudança do nome da Avenida Castelo Branco, cuja homenagem é relacionada a um ex-presidente do período em que o Brasil vivia uma ditadura militar para “Avenida Marília Mendonça”. De acordo com o vereador, a proposta é pelo reconhecimento a tudo o que Marília Mendonça representou na vida das pessoas “liberdade, alegria, empoderamento das mulheres e quebra de tabus”, disse.

Ainda, de autoria da Sabrina, a vereadora propôs a criação da Comenda Marília Mendonça. A outorga pela Câmara Municipal será destinadas às mulheres que se destacarem na cultura sertaneja. O vereador Anderson Sales Bokão (DEM) apresentou o projeto da Medalha Iris Rezende, destinada para quem se destacar na sociedade.