Promessa perdida do Barcelona lamenta fracasso na carreira: “Era minha turma, não do DE”
Gabriel Fernández, conhecido como Baby, era estrela da base antes da chegada de Messi, compartilhou empresário com o craque, mas não conseguiu desenvolver carreira no profissional.
Antes de Messi chegar ao Barcelona, havia outra estrela na base do clube. Gabriel Santiago Fernández, conhecido como Baby, era o principal artilheiro de La Masía e visto como futuro craque. Entretanto, as previsões não se confirmaram. Aos 39 anos, o ex-jogador reconheceu que não aproveitou as oportunidades que apareceram.
Nascido em 1986, um ano mais velho que Messi, Baby era o principal camisa 9 nas categorias de base do Barcelona. Quando o argentino chegou, logo percebeu o potencial e travou uma boa relação com o novato, com quem compartilhava o mesmo empresário.
Apesar do destaque na base, a carreira de Baby começou a ter problemas durante uma mudança de diretoria. O atacante perdeu o lugar no time e decidiu deixar o clube. Sem clube, Baby teve dificuldades para se realocar. Ele acertou com o Damm, um time local, e aos 17 anos, fechou com o Figueres, que estava na quarta divisão espanhola. A partir daí, passou por equipes como Gavá, Córdoba, Almería e Mallorca. Neste último clube, uma lesão grave na tíbia o deixou parado por um ano e meio.
– Viam que eu tinha um potencial muito grande, mas não tinha muita responsabilidade. Não me arrependo. A vida dá muitas voltas, e o futebol está muito difícil. Graças a isso estou com minha esposa e tenho três filhos – completou.