Última atualização 30/04/2022 | 15:23
Dezenas de cidades destruídas. Milhares de pessoas mortas, entre elas diversos civis. A guerra travada frente à Rússia interrompeu sonhos na Ucrânia, entre eles o de uma jovem atleta, promessa olímpica do país. Com apenas 14 anos, Alina Peregudova, da equipe nacional de levantamento de peso, teve a morte confirmada pela Câmara Municipal de Mariupol nesta semana. Ela e a mãe foram vítimas de um bombardeio russo.
“O agressor russo continua a matar ucranianos na terrível guerra que travou. Outra vítima das tropas de Putin foi uma promissora atleta de Donetsk, Alina Peregudova, que morreu por bombas inimigas na cidade de Mariupol. É difícil encontrar palavras para transmitir profundas condolências a todos aqueles que conheciam as vítimas. Memória eterna! Jamais perdoaremos!”, O texto é de nota oficial da Câmara Municipal da cidade.
Mesmo ainda muito jovem, Alina Peregudova já era cogitada para defender as cores da Ucrânia nos jogos olímpicos. Precoce, a menina vencera o campeonato nacional sub-17, na categoria até 40 kg, apesar de disputar com adversárias até três anos mais velhas. A Federação Ucraniana de Levantamento de Peso (UWF) publicou nota de pesar pela morte de Peregudova.