Press "Enter" to skip to content

Propriedades rurais são autuadas por crimes ambientais, em Goiás

Última atualização 28/09/2018 | 15:17

“Nós encontramos muito desperdício de água e muitas represas ilegais que, nesse período de seca, acabam privando a população de receber água em suas casa”

Em Goiás, 44 propriedades rurais foram autuadas por crimes ambientais durante a Operação Torneira Cheia. O objetivo da operação, que durou dois meses, era apurar os crimes praticados ao longo da bacia do Rio Meia Ponte. O balanço da operação foi apresentado nesta quinta-feira (27) pelo delegado Luziano Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).

De acordo com Luziano, foram aplicados R$ 179 mil em multas. “As autuações foram nos municípios de Itauçu, Inhumas, Goianira, Santo Antônio, Brazabrantes e Goiânia. Entres as irregularidades, nós encontramos represamento ilícito de água, loteamentos irregulares, desmatamento e edificações em área de preservação permanente”, disse. Luziano explica ainda que o foco da operação é garantir o abastecimento público. “Nós encontramos muito desperdício de água e muitas represas ilegais que, nesse período de seca, acabam privando a população de receber água em suas casa”, explicou.

Além da Dema, participam da operação, a Secretaria do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos (Secima), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM), a Companhia Saneamento de Goiás S.A (Saneago) e o Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO).