Prorrogadas inscrições para curso gratuito de programação para professores

Foram prorrogadas as inscrições para o curso gratuito de competências computacionais e programação para professores da rede pública goiana. Professores dos ensinos fundamental 2 (6º ao 9º ano) e médio devem se inscrever até 21 de abril pelo link abre.go.gov.br/codificaprofessores. Podem participar docentes de todas as cidades do estado e que atuem nas redes de ensino público municipal, estadual ou federal.

O curso é oferecido em parceria entre o Governo de Goiás, via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o British Council. O Codifica+, como é chamado, é um projeto pioneiro de desenvolvimento profissional contínuo e foi desenvolvido especificamente para a realidade educacional do Brasil. Um vídeo para tirar dúvidas sobre o curso pode ser acessado no link: www.youtube.com/watch?v=khMWS2nhy6A.

O módulo básico, a ser implementado entre abril e maio deste ano, de maneira remota, comporta uma matriz curricular que inclui o pensamento computacional com disciplinas tradicionais como matemática, história e português, enquanto o módulo avançado também incluirá mentoria e, posteriormente, capacitação para que a formação presencial ocorra em laboratórios da rede estadual de ensino profissionalizante de Goiás.

“Um dos nossos objetivos é aumentar a base de futuros cientistas e profissionais da área de tecnologia em Goiás. E alcançaremos isso com professores capacitados para ensinar as crianças e jovens goianos, incentivando que eles se envolvam o quanto antes com o mundo da programação e da robótica”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

Diana Daste, Diretora de Engajamento Cultural do British Council para o Brasil, afirma que o lançamento do Codifica+ busca empoderar professores, gestores públicos e organizações educacionais com o uso de conhecimentos computacionais e de programação. “O objetivo é preparar melhor os jovens estudantes para o futuro com o desenvolvimento de novas gerações de criadores de soluções, e não apenas de consumidores de tecnologia”, diz.

A iniciativa também terá como foco o trabalho com vieses de gênero e raça em sala de aula, visando incentivar meninas e pessoas negras a seguirem carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no futuro. O projeto em Goiás é pioneiro no Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp