Protesto contra racismo em escola particular de SP após abordagem em shopping

protesto-contra-racismo-em-escola-particular-de-sp-apos-abordagem-em-shopping

Alunos de escola particular de São Paulo fazem manifestação contra racismo após abordagem de seguranças do Shopping Pátio Higienópolis

Na semana passada, uma jovem branca foi questionada por seguranças se dois adolescentes negros próximos a ela estariam pedindo dinheiro. O Shopping Pátio Higienópolis lamentou o episódio e pediu desculpas.

Alunos de uma renomada escola particular da cidade de São Paulo se reuniram nesta quarta-feira (23) para protestar contra a abordagem considerada racista realizada pelos seguranças do Shopping Pátio Higienópolis, localizado em um bairro nobre da Zona Oeste da capital.

Segundo relatos, na semana anterior, uma adolescente branca, aluna da escola, que estava na praça de alimentação, foi questionada pelos seguranças se uma garota e um garoto negros que estavam próximos a ela estavam incomodando e pedindo dinheiro.

O protesto teve início por volta das 13h em frente ao Colégio Equipe e percorreu o caminho até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do Moinho, localizada no Centro de São Paulo, também se uniram ao manifestação.

Dentro do shopping, os manifestantes seguiram para a parte central, e pelo menos uma loja chegou a baixar suas portas durante o protesto.

Na ocasião, os estudantes de 11 e 12 anos, colegas da adolescente branca, foram abordados pelos seguranças mesmo estando almoçando antes do início das aulas à tarde. A administração do shopping emitiu uma nota lamentando o ocorrido e se desculpando, garantindo estar em contato com as famílias e oferecer treinamento aos funcionários.

Familiares das crianças vítimas do racismo relataram que os jovens ficaram abalados com a situação. Um boletim de ocorrência foi registrado. Em outro caso, ocorrido em 2022, adolescentes denunciaram um episódio de racismo em uma loja do Shopping Higienópolis.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que tomará as medidas necessárias diante dos fatos relatados. A luta contra o racismo é contínua e demanda conscientização e ação por parte de todos os setores da sociedade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp