Protesto de funcionários deixa Pindamonhangaba sem coleta de lixo serviço de limpeza
Segundo a prefeitura, a empresa que até então fazia o serviço não renovou o contrato, que será assumido de forma emergencial por uma outra empresa no dia 2 de julho. Funcionários do serviço vivem empasse.
Serviço de limpeza paralisado em Pindamonhangaba
Serviço de limpeza paralisado em Pindamonhangaba
Um protesto protesto de funcionários terceirizados deixou Pindamonhangaba sem coleta de lixo limpeza pública nesta quinta-feira (26). Os manifestantes são da empresa que presta o serviço atualmente, mas que será substituída na próxima semana.
A paralisação foi decidida pelos funcionários que fazem o serviço e pelo sindicato que representa a categoria.
De acordo com o sindicato, os trabalhadores vivem um impasse por conta da troca da empresa, já que não sabem se os contratos serão mantidos.
“A nova empresa vai começar no dia 2 e está forçando os trabalhadores a pedirem demissão. Mas, pedindo demissão, os trabalhadores vão perder alguns direitos, como receber 40% do FGTS”, explica Paulo Rico, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco) de Taubaté e região.
Segundo o sindicato, o impasse impõe aos funcionários uma situação em que eles devem pedir demissão da empresa atual para serem contratados pela nova. Apesar disso, os trabalhadores não querem perder o direito aos benefícios ao fazer o pedido de demissão.
“Como a empresa sabia que não ia renovar, deveria ter mandado os funcionários embora há mais de 20 dias atrás”, completa o presidente.
“Perguntei para a empresa se, caso a gente se pedir demissão, vai receber as férias atrasadas, o mês trabalhado e o benefício do tempo trabalhado, porque se pedir você perde tudo. Tem gente com 12 anos de firma. Vai sair sem nada?”, diz a gari Marlene Rangel.
A Prefeitura de Pindamonhangaba informou que realizará uma reunião entre os funcionários e as duas empresas na tarde desta quinta (26). O objetivo é resolver o impasse.
As empresas foram procuradas, mas não se manifestaram até a publicação da reportagem.
Coleta de lixo e limpeza são paralisados em mudança na empresa responsável pelo serviço em Pindamonhangaba — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Troca da empresa responsável pelo serviço
Atual responsável pelos serviços de limpeza urbana e coleta e destinação de lixo em Pindamonhangaba, a Renovar foi contratada pela prefeitura em 2022, por um período de 12 meses, por R$ 43 milhões.
O contrato foi renovado entre 2023 e 2024 – no último ano, por R$ 56 milhões. Em 2025, no entanto, não haverá renovação.
A prefeitura explicou que notificou a empresa para apresentação de certidões necessárias, o que não aconteceu. Com isso, o contrato atual se encerra no dia 1º de julho, próxima terça-feira.
Por conta da saída da Renovar, a Prefeitura de Pindamonhangaba contratou de forma emergencial a empresa Sistemma Serviços Urbanos, por R$ 84,8 milhões, para a prestação dos mesmos serviços.
A nova empresa foi contratada por dispensa de licitação eletrônica, modalidade de contratação emergencial. Segundo a prefeitura, a Sistemma apresentou a melhor proposta entre quatro empresas cotadas.
Neste caso, o contrato tem validade de um ano e pode ser interrompido quando um contrato definitivo entrar em vigor.
Ainda de acordo com a prefeitura, a empresa vai manter a programação atual da coleta de lixo, com os mesmo dias e horários. Atualmente, são recolhidas cerca de 3.200 toneladas de lixo por mês na cidade.
Coleta de lixo e limpeza são paralisados em mudança na empresa responsável pelo serviço em Pindamonhangaba — Foto: Divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba
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