A Secretaria Municipal de Saúde anunciou o desativamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro São José, o que gerou protestos por parte dos moradores. Segundo a Semsa, a decisão foi baseada na falta de estrutura adequada para atender às demandas da comunidade. Os moradores alegam prejuízos com o fechamento da UBS Cacilda de Freitas e pedem a permanência da unidade no local.
Os protestos dos moradores do bairro São José, localizado na Zona Leste de Manaus, ganharam destaque após o anúncio do fechamento da UBS. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os usuários podem buscar os serviços de saúde na Unidade de Saúde da Família Agnaldo Gomes da Costa, localizada no mesmo bairro, com maior resolutividade e uma ampla gama de serviços oferecidos pela Rede de Atenção Primária.
Diante da revolta da população, que argumenta sobre os prejuízos causados pela desativação da UBS, a Semsa reitera a importância da Unidade de Saúde da Família como alternativa para atendimento. A nota divulgada pela Secretaria destaca a capacidade da unidade substituta em suprir as necessidades de saúde da comunidade.
Os moradores defendem a permanência da UBS no bairro São José, a fim de evitar transtornos com deslocamentos para outras localidades em busca de atendimento. O fechamento da unidade gerou controvérsias e mobilizou os residentes a se manifestarem em prol da continuidade dos serviços de saúde no próprio bairro. A discussão ainda deve prosseguir até que se encontre uma solução satisfatória para ambas as partes.