Press "Enter" to skip to content

Protestos pró-Palestina e pró-Israel têm agressões ao redor do mundo

Última atualização 10/10/2023 | 10:09

Entre domingo, 8, e segunda, 9, diversos protestos em prol de Israel e da Palestina terminaram em confronto em diversas partes do mundo. Houve protestos em Nova York e San Diego, nos EUA, em Berlim, na Alemanha, em Londres, na Inglaterra, e Sidney, na Austrália.

As manifestações em San Diego e em Nova York foram divididas entre manifestantes pró-Israel e pró-Palestina. Vídeos divulgados nas mídias sociais mostram manifestantes abraçados às bandeiras da Palestina e de Israel envolvidos em briga generalizada.

Em alguns cartazes, é possível ver frases como “Israel é um estado terrorista”, bem como diversas bandeiras israelenses entre manifestantes que se agridem mutuamente com empurrões, chutes e socos.

Na Europa, milhares de pessoas participaram de vigílias e protestos em Londres sobre o conflito no Oriente Médio, informou o The Guardian. Três pessoas chegaram a ser presas pela Polícia em meio às manifestações em Londres.

A guerra

Neste sábado, 7, o conflito no Oriente Médio deu início a uma guerra, em resposta a um ataque planejado pelo grupo palestino. Segundo as autoridades, foram centenas de mortos e milhares de feridos.

Foguetes foram disparados por milícias palestinas em direção a Israel. O país atacou alvos em Gaza, como forma de resposta. A guerra foi confirmada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “Não em uma ‘operação’, não em um ‘ataque’, mas em guerra”, disse o primeiro-ministro israelense.