Protocolo Todos por Elas: Governo inaugura estande na Pecuária

Protocolo Todos por Elas: Governo inaugura estande na Pecuária

O Governo de Goiás inaugura nesta terça-feira, 23, o estande do Protocolo Todos por Elas- Não é Não, às 19h, na 76º Exposição Agropecuária de Goiás. A iniciativa é uma ação da Rede de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O evento dará início a uma mobilização local em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais e apresentações artísticas para divulgação de informações sobre o protocolo.

Serão distribuídos panfletos, fixados cartazes em banheiros de ambos os sexos, encenação do símbolo de socorro Não é Não, orientações para baixar o App Mulher Segura, entre outras ações realizadas pela “Blitz Mulher”.

No estande voltado para o público feminino, será possível realizar denúncias, receber orientações jurídicas e psicológicas. O espaço também terá direcionamento de cursos de qualificação e capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência, apresentações artísticas, maquiagem e massagem.

O secretário da Seds, Wellington Matos, destaca que a exposição agropecuária é uma excelente oportunidade de divulgação do protocolo.

“Temos uma grande concentração de estabelecimentos, eventos e público exatamente para os quais a ferramenta se destina”, afirma Matos.

Todos por Elas

O Protocolo Todos por Elas foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Seds, com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e lançado pelo governador Ronaldo Caiado no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O objetivo é incentivar bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral a apoiar mulheres em situação de risco. A orientação é para que os estabelecimentos acolham os pedidos de ajuda, providenciando às vítimas maneiras para fazer a denúncia e até mesmo transporte para deixar o local. O slogan é “O pacto é não calar, denunciar e salvar vidas”.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), a partir de modelo semelhante adotado em Barcelona, na Espanha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp