Protótipo de nave da SpaceX se desintegra e força aviões a desviar rota

Protótipo de nave da SpaceX se desintegra e faz aviões desviarem rota

Falha aconteceu logo após decolagem realizada em teste para desenvolvimento de equipamento. Elon Muk explicou problema

Um protótipo de nave da SpaceX, chamado de Starship, apresentou um problema durante um teste nesta quinta-feira (16/1). A própria companhia afirmou que houve uma “rápida desmontagem não programada”. Com isto, pedaços do protótipo caíram e obrigaram aviões a desviarem a rota.

Conforme a rede NSBC News, o foguete de mais de 400 pés teve uma decolagem aparentemente normal às 16h37 (19h37 pelo horário de Brasília), da plataforma de lançamento da SpaceX, Texas, nos Estados Unidos.

“A Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada durante sua queima de ascensão”, afirmou a companhia na rede social X (antigo Twitter).

A empresa que desenvolve aeronaves afirmou que vai continuar a trabalhar para verificar o que aconteceu. “As equipes continuarão a revisar os dados do teste de voo de hoje para entender melhor a causa raiz. Com um teste como esse, o sucesso vem do que aprendemos, e o voo de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, postou no X.

O órgão federal de aviação dos Estados Unidos afirmou estar “ciente de que uma anomalia ocorreu durante a missão SpaceX Starship Flight 7”. O próprio órgão emitiu um comunicado no qual afirmou que houve retardo e desvios breves de aeronaves na área onde os destroços dos veículos espaciais estavam caindo.

ELON MUSK

O CEO da SpaceX, Elon Musk, também se manifestou sobre o ocorrido. No X, ele explicou a falha. “Indicações preliminares são de que tivemos um vazamento de oxigênio/combustível na cavidade acima da parede corta-fogo do motor do navio, que foi grande o suficiente para gerar pressão acima da capacidade de ventilação.”

Musk também afirmou que os procedimentos serão revistos. “Nada até agora sugere adiar o próximo lançamento para depois do mês que vem”, garantiu ele.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp