Última atualização 23/02/2022 | 15:40
A partir desta quarta-feira (23), estudantes tem até o fim da semana – na sexta (25) – para fazer inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni). O programa é direcionado para os estudantes de baixa renda que não podem arcar com os custos de uma universidade particular. As bolsas oferecidas podem ser de 50 a 100%, dependendo de alguns critérios que você verá a seguir.
Nesse semestre, 273 mil bolsas foram liberadas pelo programa e cerca de 1.085 instituições participam espalhados pelo Brasil. A inscrição deve ser feita no portal Prouni, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), usando as credenciais registradas na conta Gov.br e o resultado da primeira chamada estará disponível no dia 02 de março.
Quem pode participar do Prouni?
As regras para participação do programa são:
– Ter estudado o ensino médio inteiro em escola pública, ou privada tendo bolsa integral
– Pessoas com deficiência (que estudaram em qualquer escola)
– Quem fez o Enem 2020/2021 com média acima de 450 e não zerou a redação
Obs.: Estudantes de instituições particulares (sem bolsa) também podem se cadastrar no ProUni mas não são prioridades no programa
Bolsa parcial e integral (50% e 100%)
O desconto de 50% é oferecido aos alunos com uma renda máxima per capita de até três salários mínimos. Por sua vez, a bolsa integral de 100%, é concedida aos alunos que possuem renda de 1,5 salário mínimo por pessoa.
Além disso, os estudantes que conseguirem apenas 50% da bolsa no Prouni, podem aderir posteriormente ao FIES, o programa de financiamento para alunos de universidades particulares no Brasil.
Veja o cronograma completo do Prouni
Primeira chamada: 2 de março
Comprovação de informações: 3 a 14 de março
Segunda chamada: 21 de março.
Comprovação de informações: 21 a 29 de março.
Lista de espera: 4 e 5 de abril.
Resultado: 7 de abril.
Comprovação de informações: 8 a 13 de abril.