O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abriu as inscrições nesta terça-feira (06), os alunos que fizeram o Enem do ano passado podem se inscrever para concorrer a uma bolsa integral ou parcial em universidades e faculdades privadas. Os requisitos da inscrição é que o aluno não tenha zerado a redação e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas, as inscrições são realizadas no site do MEC é só informar o número de inscrição a senha cadastrada no site do Enem : http://siteprouni.mec.gov.br/
O período de inscrições vai até o dia nove, o resultado da primeira chamada sai dia 14 e o período de comprovação dos documentos será entre os dias 15 a 23, já o resultado da segunda chamada sai dia dois de março e o período de comprovação dos documentos será entre os dias dois a nove de março. Para quem não for aprovados nessas duas chamadas a lista de espera será entre os dias 16 a 19 de março.
O que é o Prouni
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Podem participar:
– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.
– Estudantes com deficiência.
– Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
(com informações do MEC)