Press "Enter" to skip to content

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

A prova de vida para aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1º). A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia da Covid-19 e não causava a suspensão do benefício. Com a volta da obrigatoriedade, os aposentados e pensionista que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para que possam continuar a receber o benefício. O procedimento é obrigatório para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético além de servir parar evitar e garantir a manutenção do pagamento.

O processo começara com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial. Os beneficiários solicitados para fazer está etapa, devem fazê-lo através do aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS, disponível nas lojas de aplicativo. Após a realização das provas, o segurado poderá consultar o resultado pelo Meu INSS. Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados através de SMS no celular, ou por e-mail, ou aplicativo Meu INSS. O instituo informa que o SMS somente será enviado pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

Além dos aplicativo Meu Gov.br e Meu INSS, alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, em caixas eletrônicos e ou nos próprios aplicativos. Também é possível realizar a prova de vida na agência do banco onde o beneficiário recebe. Neste caso, deve ser apresentado documentos de identidade com foto como RG, carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a realização da prova de vida ou dificuldade para locomoção para realizarem o atendimento poderão informar a central de atendimento 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.