Press "Enter" to skip to content

PSOL pedirá bloqueio das redes sociais de Bolsonaro

Última atualização 11/01/2023 | 16:34

A bancada federal do PSOL pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) o bloqueio dos perfis nas redes sociais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nota foi anunciada pela líder do partido na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim (SP). A petição deverá ser protocolada na Corte nesta quarta-feira, 11.

“Como líder do PSol, pedirei o bloqueio das redes sociais de Jair Bolsonaro diante de mais uma demonstração golpista. Durante a madrugada, o ex-presidente postou vídeo com fake news sobre as eleições. Reforçaremos também nosso pedido de prisão preventiva do fascista. Sem anistia!”, escreveu.

A postagem citada por Bomfim foi postada pelo ex-presidente na noite de terça-feira, 10, com informações falsas que desacreditam nas urnas eletrônicas e do sistema eleitoral do país. Em um vídeo, o procurador do Mato Grosso do Sul, Felipe Gimenez, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “escolhido pelo serviço eleitoral e pelos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral”.

A publicação repercutiu e logo em seguida foi excluída das redes sociais de Bolsonaro. 

Dúvida do resultado das urnas

Bolsonaro duvidou da efetividade das do sistema eleitoral diversas vezes no que influenciou na desconfiança dos bolsonaristas. Depois da derrota nas eleições, o PL chegou a solicitar que o resultado de urnas antigas utilizadas no segundo turno fosse desconsiderado.

No entanto, esta ação foi negada por Alexandre de Moraes, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apontou tentativa de tumultuar o processo eleitoral sem provas concretas e os multou em R$ 22,9 milhões.