O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou a convocação de manifestações em todo o país para a próxima terça-feira, 10. O objetivo das mobilizações é pressionar por ações legais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros indiciados pela Polícia Federal em relação a um suposto envolvimento em um golpe.
As manifestações convocadas pelo PT têm como foco principal exigir que Bolsonaro e outros acusados sejam presos e responsabilizados pelo que a legenda considera ser uma tentativa de golpe contra a democracia. O partido alega que as investigações realizadas pela Polícia Federal apontam fortes indícios de participação de Bolsonaro e seus aliados em ações ilegais que visavam minar a institucionalidade do país.
A Polícia Federal recentemente indiciou Bolsonaro e outros políticos por supostas práticas antidemocráticas e inconstitucionais. Em resposta a esses indiciamentos, o PT decidiu convocar manifestações populares como forma de pressionar as autoridades a agirem de acordo com a lei e efetuarem as prisões dos envolvidos.
Além da questão da prisão de Bolsonaro, o PT também pretende utilizar as manifestações para denunciar e repudiar qualquer tipo de ação que ameace ou fragilize a democracia no Brasil. O partido enfatiza a importância de mobilizações populares como uma ferramenta legítima de pressão política e reforça a necessidade de que a justiça seja feita no caso dos envolvidos em atividades ilegais.
As manifestações do PT estão sendo organizadas em diversas cidades do Brasil e estão previstas para acontecer de forma pacífica e democrática, respeitando todos os protocolos de segurança em meio à pandemia de Covid-19. A expectativa é de que os protestos reúnam um grande número de participantes engajados na luta contra a corrupção e em defesa da democracia no país.