Mesmo diante do crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas no Nordeste, o Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual ele é filiado, perdeu o ‘reinado’ na região. Um levantamento feito pelo Diário do Estado (DE) aponta que 60% dos candidatos ao governo dos estados que estão na frente nas pesquisas, não declaram apoio ao partido.
Representando a sigla no Nordeste, aparece apenas Fátima Bezerra. A petista é candidata ao governo no Rio Grande do Norte, onde tem 46% das intenções de votos, segundo o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec).
Além de Fátima, apenas outros três candidatos, que estão na liderança das pesquisas apoiam a candidatura de Lula (PT) à presidência da República. Mas, não levantam a ‘bandeira’ do PT, e estão limitados apenas em apoiar o ex-presidente na corrida ao Palácio do Planalto.
Veja como está o cenário nos dez estados da região Nordeste:
Não declaram apoio ao PT ou a Lula:
- Bahia – Salvador (BA): ACM Neto (União Brasil) lidera a pesquisa de intenção de voto com 49%, segundo a pesquisa Real Time Big Data.
- Ceará – Fortaleza (CE) : Capitão Wagner (União) está na frente na disputa com 32% das intenções de votos, segundo o Ipec.
- Paraíba – João Pessoa (PB): João Azevêdo (PSB) lidera a disputa com 32% das intenções de voto, segundo o Ipec.
- Piauí – Teresina (PI): Silvio Mendes (União Brasil) tem 38% das intenções de voto, segundo o levantamento do Ipec.
- Sergipe – Aracaju (SE): Valmir de Francisquinho (PL), lidera pesquisa divulgada pelo Ipec com 29% das intenções de voto.
Candidatos que declararam apoio a Lula no Nordeste:
- Alagoas – Maceió (AL): Paulo Dantas (MDB), lidera a disputa com 25,1% das intenções de voto, segundo o Ipec.
- Maranhão – São Luís (MA): Carlos Brandão (PSB), lidera pesquisa do Ipec com 28% das intenções de voto.
Petista:
- Rio Grande do Norte – Natal (RN): Fátima Bezerra (PT) lidera a disputa no estado, segundo pesquisa do Ipec. Ela tem 46% das intenções de voto.
Não tem aliança oficial:
- Pernambuco – Recife (PE): Marília Arraes (Solidariedade), lidera a pesquisa Ipec com 33% dos votos. Ela era filiada ao PT, não tem aliança oficial com Lula, mas é apoiadora do ex-presidente.