Press "Enter" to skip to content

Publicação de Neymar é sinalizada como fake news; Latino passa por situação semelhante

Última atualização 21/10/2022 | 10:57

O jogador de futebol Neymar Jr. viu sua publicação receber sinalização de fake news. No Instagram, ele compartilhou uma postagem do pastor e cantor gospel André Valadão. O religioso afirmava que tinha sido obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a se retratar por falas a respeito de Lula (PT). No entanto, isso nunca aconteceu. O cantor Latino também compartilhou fake news.

A fake news de Neymar e de Latino

Neymar André Valadão
Foto: Reprodução/Redes sociais

Após a publicação contendo fake news de Neymar, o Instagram agiu rápido e sinalizou a postagem como “informação falsa”, após checagem de agências verificadoras de fatos independentes. No caso de André Valadão, o PT de fato pediu direito de resposta quanto às declarações do pastor, mas o TSE não chegou a decidir nada sobre o assunto até o momento.

Portanto, para evitar que a fake news ganhasse ainda mais proporções, houve a sinalização por parte do Instagram. O mesmo pode acontecer com o cantor Latino, que compartilhou em suas redes uma informação falsa de que Lula instauraria banheiros unissex. O próprio candidato à presidência afirmou, em entrevista ao Flow Podcast, que isso era mentira. Assim, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, mandou retirar o conteúdo do ar.

“A Constituição Federal não autoriza, portanto, a partir de mentiras, ofensas e de ideias contrárias à ordem constitucional, a Democracia e ao Estado de Direito, que os pré-candidatos, candidatos e seus apoiadores propaguem inverdades que atentem contra a lisura, a normalidade e a legitimidade das eleições”, destacou.