Putin é alvo de atentado e tem limusine atingida por bombas

O mandatário russo, Vladimir Putin, de 69 anos, foi alvo de um atentado nesta quarta-feira, 14, após ter parte da limusine destruída devido a uma explosão, durante uma tentativa frustrada de assassinato. A guerra na Ucrânia pode ter sido um dos gatilhos do crime. 

Sua limusine foi atingida por um ‘estrondo alto’ em sua ‘roda dianteira esquerda seguida de fumaça pesada’, descreveu o site britânico Daylimall. O motorista do veículo e o presidente russo saíram ilesos, mas o atentado fez com que vários servidores do sistema de segurança fossem presos. Já outros guarda-costas desapareceram em meio a alegações de que informações secretas sobre os movimentos do governante foram comprometidas.

Guerra 

A guerra entre russos e ucranianos já dura 202 dias. Seguindo ativo, o conflito conta, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), com mais de 5,5 mil mortos e 7,8 mil feridos. Além disso, a guerra no leste europeu resultou, até o momento, na fuga de cerca de 7 milhões de pessoas da Ucrânia, até então um dos maiores produtores de cereais do mundo.

O conflito, porém, vem surpreendendo o mundo e o que seria uma vitória rápida (assim pensavam os russo), se tornou uma verdadeira guerra de resistência por parte dos ucranianos. Os últimos meses, por exemplo, sugerem que a decisão do presidente Putin de invadir a Ucrânia foi um grande erro de cálculo. Incapaz de garantir uma vitória rápida, a Rússia atolou-se em uma longa e sangrenta ofensiva e sofreu uma série de derrotas embaraçosas, que impactaram Putin.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp