Press "Enter" to skip to content

Putin é alvo de atentado e tem limusine atingida por bombas

Última atualização 14/09/2022 | 17:35

O mandatário russo, Vladimir Putin, de 69 anos, foi alvo de um atentado nesta quarta-feira, 14, após ter parte da limusine destruída devido a uma explosão, durante uma tentativa frustrada de assassinato. A guerra na Ucrânia pode ter sido um dos gatilhos do crime. 

Sua limusine foi atingida por um ‘estrondo alto’ em sua ‘roda dianteira esquerda seguida de fumaça pesada’, descreveu o site britânico Daylimall. O motorista do veículo e o presidente russo saíram ilesos, mas o atentado fez com que vários servidores do sistema de segurança fossem presos. Já outros guarda-costas desapareceram em meio a alegações de que informações secretas sobre os movimentos do governante foram comprometidas.

Guerra 

A guerra entre russos e ucranianos já dura 202 dias. Seguindo ativo, o conflito conta, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), com mais de 5,5 mil mortos e 7,8 mil feridos. Além disso, a guerra no leste europeu resultou, até o momento, na fuga de cerca de 7 milhões de pessoas da Ucrânia, até então um dos maiores produtores de cereais do mundo.

O conflito, porém, vem surpreendendo o mundo e o que seria uma vitória rápida (assim pensavam os russo), se tornou uma verdadeira guerra de resistência por parte dos ucranianos. Os últimos meses, por exemplo, sugerem que a decisão do presidente Putin de invadir a Ucrânia foi um grande erro de cálculo. Incapaz de garantir uma vitória rápida, a Rússia atolou-se em uma longa e sangrenta ofensiva e sofreu uma série de derrotas embaraçosas, que impactaram Putin.