Press "Enter" to skip to content

PV fecha apoio à Marina Silva na disputa para presidente

Última atualização 03/08/2018 | 10:40

O Partido Verde decidiu apoiar a candidatura de Marina Silva (Rede) à Presidência da República e indicar o ex-deputado Eduardo Jorge (PV), que concorreu pela sigla à Presidência em 2014, como candidato a vice. A aliança será oficializada neste sábado (4), na convenção nacional da Rede em Brasília, mas a maioria dos diretórios já se manifestou pela coligação, segundo o presidente do PV de São Paulo, Marcos Belizário.

“Não vamos mais fazer reunião. O apoio vai ficar definitivo”, disse Belizário, que fazia campanha pelo ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência. “Já está decidido e não tem mais como voltar atrás. Diante da reunião de hoje, já foi consultado as bases e a grande maioria entende que para o PV é a melhor situação”, pontuou.

Como o PV tem quatro deputados em exercício na Câmara dos Deputados e um senador, a aliança com a Rede faz com que a presença de Marina esteja garantida nos debates.

Pela manhã, Belizário, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, e Eduardo Jorge se reuniram com dois dos principais aliados políticos de Marina, Pedro Ivo e Basileu Margarido, e discutiram os apoios regionais e uma aliança congressual a partir de 2019, quando passa a valer a cláusula de barreira, que deixará sem fundo partidário e propaganda eleitoral os partidos que não elegerem, pelo menos, nove deputados federais, regra que ameaça a ambos.

Havia resistência em setores do PV contra a coligação, principalmente por alianças em Estados que já estão formadas com partidos que também têm presidenciáveis. O coordenador da Rede, Bazileu Margarido, esteve na reunião de hoje e admite que não será possível ter palanque para Marina em todas as regiões.

“Tem estados que claramente não estaremos juntos e estamos buscando soluções. Não é possível estar junto nos 27 estados”, disse Bazileu. As negociações são “uma corrida contra o relógio” para que os dois possam estar juntos na convenção nacional da Rede no sábado. O PV quer fazer a consulta oficial à sua executiva, exigida pela legislação eleitoral, até amanhã para que Eduardo Jorge esteja no palanque de Marina no sábado.

“Politicamente fica impossível manter a neutralidade neste momento”, reforçou Belizário. Segundo o presidente do PV de São Paulo, a aliança será confirmada sábado, na convenção nacional da Rede, que se transformará numa reunião conjunta e os dois partidos assinarão a ata para lançar a nova coligação.

Em São Paulo, a aliança do PV será com o governador Márcio França (PSB).

A presidenciável comemorou a aliança pelo Twitter. “Feliz por esta tão importante decisão. Obrigada @EduardoJorge43 e @partidoverde. 2018 chegou!”, disse.

Bazileu Margarido (Rede), Eduardo Jorge (PV), Pedro Ivo Batista (Rede) e Penna (PV) na reunião desta quinta (2) sobre o apoio do PV a Marina Silva – Divulgação. Foto: Divulgação