Na madrugada desta quarta-feira, 2, pelo menos 10 criminosos fortemente armados assaltaram uma agência do Banco do Brasil no município de Cametá, no Pará. A ação apresenta semelhanças com a ocorrida na madrugada do dia 1º em Criciúma, no estado de Santa Catarina.
A quadrilha fez reféns com o objetivo de usá-los como escudo humano caso houvesse enfrentamento com a polícia. Um dos reféns, identificado como Alessandro de Jesus Lopes Moraes, foi morto após ter sido alvejado pelos criminosos. Outra pessoa foi atingida na perna e está internada no hospital da cidade, mas não corre risco de morte.
Ao iniciar a ação, a quadrilha atacou um quartel da Polícia Militar (PM), impedindo a saída dos policiais. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), os bandidos estavam com armas de grosso calibre, entre elas, fuzis. A ação durou mais de uma hora, com tiros sendo disparados para o alto durante todo o período.
A agência bancária atacada, que fica no prédio da Câmara dos Vereadores de Cametá, ficou destruída. Segundo as autoridades locais, uma caminhonete que teria sido utilizada pelos bandidos durante a ação foi encontrada pelas equipes policiais com “diversos explosivos” no km 15 de uma estrada que faz conexão com o município vizinho de Tucuruí.