Quadrilha explode agências bancárias, dos correios e rouba joalheria em Ipameri

O grupo estava fortemente armado em dois carros que, após os crimes, foram abandonados e incendiados

Uma quadrilha explodiu três agências bancárias, uma agência dos Correios, roubou uma joalheria e incendiou uma caminhonete, na madrugada desta terça-feira (8), em Ipameri, na região sudoeste de Goiás, segundo a Polícia Militar (PM). O grupo estava fortemente armado em dois carros que, após os crimes, foram abandonados e incendiados. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado para combater incêndio em um banco, que fica na Praça Liberdade, no Centro da cidade. As chamas se concentravam na entrada da agência, próximo aos caixas eletrônicos – alguns deles ficaram completamente destruídos com a explosão. Em seguida, a equipe foi acionada novamente para combater o incêndio de uma caminhonete que, segundo a Polícia Militar, foi utilizada pelos criminosos durante a ação. Os bombeiros conseguiram conter as chamas e retiraram o veículo, que estava na GO-330, para o acostamento a fim de liberar a rodovia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp