Quaest/Genial: Lula tem crescimento entre pretos, mas ‘sofre’ com evangélicos

Quaest/Genial: Lula tem crescimento entre pretos, mas 'sofre' com evangélicos

O trabalho do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve aumento na aprovação por pessoas pretas, segundo dados do último levantamento da Quaest/Genial Investimentos, de 60%, em outubro, para 63%, em dezembro. Entretanto, entre pessoas evangélicas, foi a desaprovação que aumentou, de 52% para 56%, no mesmo período.

A aprovação do trabalho do atual presidente pela comunidade evangélica no Brasil só teve uma porcentagem maior do que a desaprovação no levantamento realizado em agosto do ano passado. Na época, a pesquisa do Quaest/Genial apontou que 50% dos evangélicos aprovavam o trabalho de Lula contra 46% que desaprovam. Nesse mesmo mês, foi observado o maior nível de aprovação entre a população preta, atingindo o recorde de 70%.

Mais detalhes da pesquisa

Apesar disso, no âmbito geral, a aprovação do trabalho do atual presidente se manteve estável entre outubro e dezembro, de acordo com os dados da Quaest/Genial. Apenas a desaprovação que cresceu, pouco, de 42% para 43%. No Centro-Oeste e Norte, tanto a aprovação quanto a desaprovação aumentaram, o primeiro de 50% para 51% e o segundo, de 46% para 47%. 

Por gênero, a aprovação do trabalho de Lula em seu terceiro mandato continua maior entre elas, 55% contra 52% entre os homens, mesmo a desaprovação das mulheres aumentando em 1% entre outubro e dezembro. Por faixa etária, a aprovação permanece maior entre as pessoas com 60 anos ou mais, sendo 63%, e caiu entre os jovens de 16 a 34 anos, de 52% para 50%. 

O levantamento aponta, ainda, que a aprovação do trabalho de Lula permanece mais baixa entre os mais escolarizados. Apenas 43% dos mais escolarizados aprovam, contra 55% que desaprovam. Entre pessoas que possuem nível de escolaridade até o Ensino Fundamental, a aprovação chega a 65%, segundo maior nível de aprovação entre os menos escolarizados. O maior foi registrado em agosto, em 67%. 

Os níveis de aprovação e desaprovação por faixa de renda familiar seguem próximos aos níveis observados por escolaridade. Assim, 64% das pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente no Palácio da Alvorada.

A aprovação reduz para 52% quando observadas as pessoas com renda familiar que varia entre dois a cinco salários mínimos. Já entre aqueles cuja renda familiar ultrapassa os cinco salários mínimos, a desaprovação é maior, 55% contra 41% de aprovação.

Os dados foram obtidos por meio de 2.012 entrevistas presenciais realizadas entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2023, em 120 municípios sorteados por probabilidade proporcional ao tamanho. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos