O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para seguir no cargo após as eleições de 2026. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, pela Quaest em parceria com a Genial Investimentos, e relata que o petista segue em liderança nas intenções de votos em todos os cenários monitorados.
Em relação a um 2º turno, Lula aparece com nove pontos à frente de Ciro Gomes (PDT); 10 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível; 12 pontos a frente de Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio Freitas (Republicanos); 13 pontos a frente de Ratinho Júnior (PSD); 15 pontos à frente de Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Bolsonaro (PL); e 23 pontos à frente de Eduardo Leite (PSD).
Com o novo levantamento, Lula aparece com mudanças expressivas em frente aos possíveis adversários. Anteriormente, o petista possuía vantagem de oito pontos sobre Tarcísio e oscilou contra Ciro, Ratinho Jr, Zema e Eduardo Leite. A única diferença que não sofreu alteração foi contra Ronaldo Caiado (União).
A pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.