O Instituto Quaest divulgou nesta quinta-feira, 17, uma nova pesquisa que mostra o cenário para a eleição presidencial de 2026. No levantamento, o presidente Lula aparecendo liderando todos os cenários testados, em primeiro e segundo turno, e mantêm vantagem contra os principais nomes da oposição, como Jair Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Em primeiro turno, Lula aparece favorável em todos os cenários: 32% contra 26% de Bolsonaro, 32% contra 15% de Tarcísio Freitas e 42% contra 33% de Ronaldo Caiado.
A pesquisa aponta ainda que o aumento da popularidade de Lula foi causada devido ao embate contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta das tarifas comerciais de 50% implementadas contra o Brasil. Além de reforçar a imagem de liderança, Lula teria conseguido frear o avanço de adversários e recuperar o terreno para as eleições de 2026.
Rejeição
Em relação ao número de rejeição a candidatura, Lula caiu de 66% para 58%, enquanto seu percentual de apoio subiu de 32% para 38%. A movimentação foi registrada em todas as faixas do eleitoral, com exceção dos eleitores bolsonaristas.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores, de forma presencial, entre 10 e 14 de julho, e possuí margem de erro de dois pontos percentuais.