Press "Enter" to skip to content

Qual time de futebol brasileiro tem os fãs mais loucos?

Última atualização 25/08/2022 | 16:35

Os brasileiros são apaixonados por futebol e isso não é novidade para ninguém. Alguns dos maiores times de futebol da América do Sul estão no Brasil e a diferença entre muitos deles e os torcedores dos outros países podem ser vistas de forma clara mas, dentre os times brasileiros, qual o que possui os fãs mais loucos e apaixonados?

Bom, primeiro vamos precisar falar de algumas torcidas brasileiras, já que pode não ser tão simples falar de apenas uma quando se trata do país do futebol. Os brasileiros são extremamente apaixonados e fazem bet nacional com o coração.

Principais torcidas do país

Flamengo

O Flamengo possui uma torcida de cerca de 24% dos brasileiros, sendo que só nas suas redes sociais somam-se mais de 45 milhões. Sendo assim, essa é a maior torcida do Brasil e também uma das maiores do mundo.

Além de ser uma das maiores torcidas, ela também é a torcida que mais cresce no país. Em muitos clássicos, inclusive, a torcida consegue acabar com os ingressos em poucas horas.

Apesar de ser a maior torcida do Brasil, a torcida do Flamengo não é a mais louca do país e nem a mais fanática, existem times menores que possuem torcidas mais engajadas.

Corinthians

A segunda maior torcida do Brasil e extremamente apaixonada. O Corinthians foi criado em setembro de 1910 e a Gaviões da Fiel é a torcida oficial do time. Ela foi criada em 1969 e é possível ver que essa é realmente é uma torcida bastante engajada. A Gaviões da Fiel é considerada uma das torcidas organizadas mais antigas do país mas infelizmente, ela é também é considerada a segunda torcida mais perigosa do Brasil.

A ESPN fez uma pesquisa relacionando os maiores times brasileiros com suas torcidas e o Corinthians possui 69% da sua torcida com um nível alto de engajamento e no geral, 14,2% dos torcedores são considerados extremamente fanáticos.

Essa é uma métrica que se pode ver dentro dos estádios. O time leva multidões e também arrecada bastante com ingressos, camisas e acessórios.

São Paulo

O São Paulo tem 10 milhões de seguidores nas suas redes sociais. No total, 9,1% dos torcedores da equipe são fanáticos pelo time. A Torcida Organizada Tricolor Independente é a torcida oficial do São Paulo e apesar de já ter sido conhecida como uma torcida perigosa, hoje está em várias matérias como um exemplo de torcida, por apoiar o seu time, criar grandes eventos e conseguir trazer uma cultura que parecia um pouco perdida: A de verdadeira paixão e amor pelo sua equipe ao ponto de motivar realmente os jogadores em campo.

Alguns jornalistas esportivos chamam a torcida do São Paulo como um “jogador a mais”, já que é possível ver o quanto a torcida faz a diferença no desempenho dos atletas quando está em peso no estádio.

Palmeiras

O Palmeiras também é um time que vem atraindo muitos torcedores nos últimos anos, principalmente devido a boa onda que está passando pelo Verdão. O time ganhou as últimas duas edições da Libertadores (2020 e 2021) e está perto de levar a quarta taça da sua história, sendo a terceira seguida.

Hoje o Palmeiras possui o coração de 9% da população brasileira e mais de 12% dos torcedores são considerados fanáticos pelo time. Os palmeirenses são considerados os segundo quando se fala dos fãs mais loucos. Eles possuem um senso de pertencimento alto e acompanham o time de maneira constante.

Grêmio

O Grêmio sem dúvidas possui uma das torcidas mais engajadas do Brasil. Isso se vê no quanto a torcida gasta para ir ao estádio, com as camisas do time e outros itens. A Globo e o Ipec fizeram uma pesquisa relacionada aos torcedores e perceberam que, apesar de muitos torcerem para times grandes como Flamengo e Corinthians, eles ao mesmo tempo têm simpatia por outras equipes.

Isso não acontece com os gremistas. 90,6% dos entrevistados afirmaram que torcem apenas para o Grêmio, fazendo com que o time conquiste, segundo a pesquisa, a primeira posição quando se fala de torcedores mais fiéis.

Torcida mais louca

Mas, qual a mais torcida mais louca do Brasil? Após toda a pesquisa e também seguindo métricas de estudos feitos por jornais e o Ipec, foi possível ver que a torcida do Corinthians consegue esse título. O time realmente possui os torcedores mais loucos e fanáticos, que fazem tatuagens, compram todas as camisas e brigam por melhorias e mudanças na equipe.

Apesar da equipe não estar em uma ótima fase, os torcedores continuam comparecendo e fazendo uma enorme festa, principalmente quando a equipe joga no Itaquerão, o estádio considerado a casa oficial do Corinthians.