Terroir: a história traduzida em produtos
Indicação geográfica atesta a qualidade de produtos com histórias que precisam ser contadas
Acima de tudo, qualidade. Apresentar produtos por meio da indicação geográfica é atestar as características da região de origem. Aromas, sabores, conceitos e propriedades culturais estão arraigados no produto final.
Isso é terroir, é um termo que traduz a interação entre solo, clima, relevo e a intervenção humana na produção de alimentos e bebidas, criando características únicas que diferenciam um produto de outro.
O terroir é um elemento essencial para agregar valor, comunicar exclusividade e conectar emocionalmente os consumidores com os produtos. O marketing, baseado nessas características, destaca a autenticidade e a tradição, elementos cada vez mais valorizados pelos consumidores.
Mais comumente ligado ao vinho, o terroir está em outros artigos, como o café, o queijo, a carne, o chocolate, e em diversos produtos que carregam a origem como selo. É a construção de uma identidade por meio da procedência das marcas a serem consumidas.
Ao experimentar um queijo da Serra da Canastra ou um vinho da Serra Gaúcha, por exemplo, o consumidor experimenta também a história transformada em produto.
O terroir não fomenta somente a economia por meio da venda de produtos. As localidades de origem se tornam destinos turísticos, a cultura passa a ser explorada e o desenvolvimento regional é consequência dessa engrenagem. Tantos elementos provocam uma experiência de consumo diferenciada.
Um dos grandes desafios do marketing voltado para os produtos com indicação geográfica é a compreensão do consumidor sobre a importância da origem para a qualidade do produto. Há de se ter criatividade para convencer que o valor do produto é reflexo da qualidade e de todos os elementos que permeiam a produção.
Um ponto a ser destacado é a preocupação crescente dos consumidores com a sustentabilidade e a valorização da produção local. O terroir tem essas características de sobra, pois está diretamente ligado à preservação de recursos naturais e ao incentivo da agricultura regional.
Valorizar esses aspectos na divulgação dos produtos é um meio para atrair consumidores engajados e que possam reforçar a relevância dos terroirs.
Contar histórias envolventes é um dos grandes segredos do marketing de produtos com indicação geográfica. Olhar para os pequenos produtores e para as peculiaridades de cada produto pode render conteúdos que transmitam a essência e a identidade do terroir.
Crie uma conexão genuína e emocional entre as marcas e os consumidores.
Eduardo Zorzanello é CEO da Rossi & Zorzanello.