Quantas uvas são necessárias para uma garrafa de vinho? Descubra a quantidade ideal e conheça vinhos de alta gama para sua adega!

Com quantas uvas se faz uma garrafa de vinho? Quantidade depende de vários fatores, mas existem algumas estimativas. Você já se perguntou com quantas uvas se produz uma garrafa de vinho? Produtores, sommelier e apaixonados pela bebida já se questionaram quantos quilos de uva é preciso esmagar para se obter 750 ml de bebida, quantidade padrão de uma garrafa. Há uma estimativa, mas a pergunta não é tão simples de ser respondida, pois a quantidade depende de alguns fatores, como o tipo de uva e o rendimento por hectare. As uvas tintas, por exemplo, rendem mais que as brancas. A qualidade também deve ser levada em conta, pois uvas com altos rendimento tendem a elaborar vinhos menos nobres. Por isso, o enólogo precisa encontrar o justo equilíbrio entre quantidade e qualidade para produzir um bom rótulo.

Rendimento por hectare. Um hectare de vinhedo pode produzir entre 8.000 kg e 13.000 kg de uvas, embora o rendimento dos melhores vinhos não passe de 7.500 kg. Rótulos com Denominações de Origem como DOC e DOCG precisam respeitar limites ainda inferiores, definidos pela legislação local, com rendimentos que oscilam entre 800 kg e 1.500 kg. A idade das vinhas e os fatores ambientais também influenciam na produção e é difícil para o vitivinicultor saber com exatidão qual será o tamanho da colheita. Ele, com frequência, se baseia em estimativas que podem sofrer oscilação a depender das condições climáticas daquela safra.

Quanta uva cabe numa garrafa. O Instituto do Vinho da California calcula que com uma tonelada de uva (1.000 kg) se produzem 63 caixas de vinhos, ou seja, 756 garrafas de 750 ml. Trocando em miúdos, para uma garrafa de vinho é necessário cerca de 1 kg de uva e para juntar 1 kg de uva é preciso entre seis e oito cachos da fruta. Dito de outra forma, o rendimento médio da uva é de 70%, ou seja, a partir de 100 kg de uva são obtidos 70 litros de vinhos. Esse número superou sua expectativa ou você achou que seria preciso de mais uva para fazer uma garrafa de vinho? Agora que você conhece esse dado, ele pode render uma ótima conversa em uma degustação.

Vinhos de alta gama para você ter na adega. A seguir, queremos te apresentar vinhos de alta gama elaborados com uvas de baixo rendimento, o que significa alta qualidade. São rótulos elegantes e complexos, perfeitos para momentos especiais. Conheça! Triunvirato n. 7 Douro e Bairrada. Elaborado com as uvas Touriga Nacional e Syrah cultivadas nas melhores parcelas de dois terroirs da Caves Messias, no Douro e na Bairrada, esse tinto apresenta aromas complexos de fruta preta e especiarias. Em boca, destacam-se a excelente estrutura e os taninos potentes, além da longa persistência. Amadureceu 18 meses em barricas de carvalho francês seguidos de 36 meses em adega. Harmoniza lindamente com carne de cordeiro. Recebeu 95 pontos pela prestigiada revista Robert Parker.

Madeira Justino’s Boal 10 anos (meio doce). Esse vinho fortificado da ilha da Madeira, em Portugal, amadureceu por, em média, 10 anos em barricas de carvalho. É um rótulo complexo, perfeito para tomar no final da refeição e acompanhar consommé, presunto serrano, amêndoas e nozes. Apresenta aromas complexos de frutas maduras, com notas de caramelo. Em boca, destacam-se os sabores de melaço, chocolate negro e toffee, além dos taninos aveludados, do final longo e da perfeita harmonia entre doçura e acidez. Disponível nas versões 375 ml e 750 ml. Nossa Calcário Tinto. A icônica enóloga Filipa Pato assina esse belíssimo rótulo Apresenta aromas frutados que lembram cerejas, toques de cedro, notas picantes, sous-bois (aroma das florestas), chocolate preto e café torrado. Em boca, destacam-se os taninos finos e elegantes, a estrutura sedosa e a excelente acidez. Amadureceu 18 meses em pipas (500-600 litros) de carvalho francês. A safra 2017, disponível na versão 1,5 litro, recebeu 94+ pontos pelo renomado crítico Robert Parker.

Duorum Reserva Field Blend Douro DOC. Um grande tinto do Douro com aromas que lembram frutas escuras maduras, com notas florais, de especiarias e minerais. Em boca, é encorpado, com taninos finos e maduros. Amadureceu em barricas de carvalho francês por 18 meses. Acompanha carnes em geral, massas com molhos intensos, churrasco. A safra 2020, disponível no Brasil, recebeu 92 pontos James Suckling. Estremus DOC Alentejo. Vinho de altíssima qualidade assinado pelo premiado enólogo João Portugal Ramos com aromas complexos de frutas escuras maduras, como cassis e amoras. Em boca, possui acidez, volume e estrutura em harmonia, com final longo e elegante. Amadureceu por 18 meses em meias pipas de carvalho francês. Ideal para acompanhar carnes de caça e queijos curados. A safra 2017, disponível no Brasil, recebeu 95 pontos por Robert Parker e 94 na Wine Enthusiast.

Clos Floridène 2013. Um espetacular rótulo de Bordeaux assinado pela vinícola Denis Dubourdieu. A safra 2013 disponível no Brasil apresenta aroma de groselha negra, morango, hortelã, alcaçuz e notas de tabaco. Em boca, destacam-se os taninos potentes, porém sedosos. Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Acompanha carnes de caças e queijos maturados. Chateau Caronne Ste Gemme 2016. Apresenta aromas intensos de fruta vermelha e negra, compota, notas de carvalho e tabaco e um toque de mel. Em boca, destacam-se os taninos presentes, porém macios, a acidez equilibrada e agradável, a elegância e o final persistente. Amadureceu por 12 meses em barrica de carvalho francês. Acompanha carnes vermelhas, carnes de caça e queijos curados. A safra 2016 recebeu 91-92 pontos James Suckling.

Moillard Nuits-Saint-Georges 1er Cru – Les Perrières 2018 AOP. Vinho complexo da Borgonha, França, que se destaca pelos aromas de cerejas, com notas minerais. Em boca, possui taninos maduros e macios, com sabores complexos e refinados. Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Harmoniza com carnes vermelhas e de caça, aves grelhadas, assadas e cozidas, além de queijos de sabores fortes. BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp