Press "Enter" to skip to content

Quarta-feira de Cinzas é feriado em Goiás? Entenda a data

Última atualização 13/02/2024 | 13:47

Marcando o começo da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado nacional. Quem deseja descansar deve ficar atento a data e descobrir se terá direito ao dia de descanso ou começaram a trabalhar a partir das 14h, como acontece tradicionalmente.

Repartições públicas de Goiás consideram a data como ponto facultativo. O decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado estabelece que na quarta-feira, 14, o expediente dos órgãos públicos deve começar a partir das 14 h.

Agências bancárias, que tiveram seus atendimentos interrompidos durante o Carnaval, devem iniciar o expediente a partir das 12h. Já os Correios retomaram as entregas e atendimentos também a partir das 12h, assim como a abertura das agências.

A Equatorial, empresa responsável pelo fornecimento de energia em Goiás, terá suas atividades presenciais retomadas das 13h às 17h.

Já trabalhadores do setor privados é um pouco diferente: a decisão recai sobre os empregados, uma vez que a folga não é obrigatória. Se o empregado precisar trabalhar na data facultativa, ele estará submetido ao regime comum e não comum num fim de semana ou feriado, não recebendo hora extra ou outros benefícios especiais.

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas é uma data extremamente importante para católicos praticantes. Essa data marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma, período de jejuns e obras de caridades para praticantes da religião. A prática tem duração de quarenta dias e é finalizada no domingo de Páscoa.