Quase 90% do mercado rejeita Lula, mas aprovação de Haddad cresce

Quase 90% do mercado rejeita Lula, mas aprovação de Haddad cresce

Nesta quarta-feira, 10, uma pesquisa Genial/Quaest apontou que quase 90% do mercado financeiro desaprova o governo Lula. Embora a rejeição também seja grande em relação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a aprovação ao petista também cresceu desde o último levantamento, em março deste ano. O instituto levou em conta 92 entrevistas, de 4 a 8 de maio, com gestores e analistas de fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro.

A opinião do mercado quanto a Lula e Haddad

Os resultados da pesquisa Genial/Quaest apontam que 86% avaliam o governo Lula como negativo, enquanto 12% consideram-no regular e 2% dizem que o mandato tem sido positivo. Em comparação com o levantamento de março, a avaliação negativa, que era de 90%, caiu ligeiramente. Naqueles dados, não havia nenhum percentual positivo.

Entre março e maio, por outro lado, a aprovação do mercado quanto à atuação de Fernando Haddad na economia mais do que dobrou, passando de 10% para 26%, e a negativa desceu de 38% para 37%. Já as avaliações regulares caíram de 52% para 37%.

Dentro das propostas de Haddad, 49% enxergam a regra do arcabouço fiscal como regular, 48% desaprovam e apenas 3% veem como positivo. Em compensação, 96% das pessoas que concederam entrevistas aprovam a proposta de renúncias fiscais do ministro, e 70% acreditam que isso impactará de forma positiva a arrecadação. Porém, 67% creem que Haddad não conseguirá colocar a medida em prática.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp