Press "Enter" to skip to content

Quase 90% do mercado rejeita Lula, mas aprovação de Haddad cresce

Última atualização 10/05/2023 | 11:39

Nesta quarta-feira, 10, uma pesquisa Genial/Quaest apontou que quase 90% do mercado financeiro desaprova o governo Lula. Embora a rejeição também seja grande em relação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a aprovação ao petista também cresceu desde o último levantamento, em março deste ano. O instituto levou em conta 92 entrevistas, de 4 a 8 de maio, com gestores e analistas de fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro.

A opinião do mercado quanto a Lula e Haddad

Os resultados da pesquisa Genial/Quaest apontam que 86% avaliam o governo Lula como negativo, enquanto 12% consideram-no regular e 2% dizem que o mandato tem sido positivo. Em comparação com o levantamento de março, a avaliação negativa, que era de 90%, caiu ligeiramente. Naqueles dados, não havia nenhum percentual positivo.

Entre março e maio, por outro lado, a aprovação do mercado quanto à atuação de Fernando Haddad na economia mais do que dobrou, passando de 10% para 26%, e a negativa desceu de 38% para 37%. Já as avaliações regulares caíram de 52% para 37%.

Dentro das propostas de Haddad, 49% enxergam a regra do arcabouço fiscal como regular, 48% desaprovam e apenas 3% veem como positivo. Em compensação, 96% das pessoas que concederam entrevistas aprovam a proposta de renúncias fiscais do ministro, e 70% acreditam que isso impactará de forma positiva a arrecadação. Porém, 67% creem que Haddad não conseguirá colocar a medida em prática.