Press "Enter" to skip to content

Quase metade da população acredita em ameaça de comunismo no Brasil

Última atualização 21/03/2023 | 09:19

Em pesquisa Ipec do último domingo, 19, o levantamento apontou que quase metade da população brasileira acredita em ameaça de comunismo no governo Lula. Dentro desse grupo, 31% concordam totalmente com a suposição, enquanto 13% concordam em parte, totalizando 44%. Por outro lado, 36% das pessoas discordam totalmente e 11% discordam em parte, totalizando 48%.

O Ipec entrevistou, presencialmente, um total de 2 mil pessoas de diferentes graus de escolaridade em 128 cidades brasileiras, entre 2 e 6 de março de 2023. Nessa pergunta do comunismo, 6% não souberam responder e 2% não discordam e nem concordam. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Além dessa questão, a pesquisa abordou diversos outros temas. Entre eles, destaca-se a avaliação dos três primeiros meses do governo Lula, com 41% considerando uma gestão ótima ou boa e 24% julgando como ruim ou péssima. Ainda, 53% dos brasileiros confiam no atual presidente, e 47% concordam total ou parcialmente que o Brasil “voltou a ser respeitado” com o petista.

O que é comunismo?

O comunismo nada mais é do que uma ideologia que defende a construção de uma sociedade tomando como base a igualdade entre todas as partes, opondo-se ao capitalismo. Nesse contexto, não haveria necessidade de Estado, propriedade privada e classes sociais, pois todos estariam no mesmo patamar.

Apesar da quantidade cada vez maior de pessoas que se intimidam com o comunismo, tal regime jamais chegou a entrar em vigência de fato. Houveram exemplos de nações que se aproximaram do conceito, como a União Soviética e a China, mas nenhuma colocou plenamente em prática os ensinamentos teóricos da doutrina.