Press "Enter" to skip to content

Quase metade dos brasileiros não confere informações na Internet

Última atualização 18/05/2023 | 11:39

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2022, cujo lançamento aconteceu na última terça-feira, 16, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), quase metade dos brasileiros não confere a veracidade das informações que recebe por meio das redes. Além disso, o levantamento aponta que esse índice é maior entre pobres e mais velhos, sobretudo entre as pessoas com mais de 60 anos de idade.

O perfil da desinformação na Internet brasileira

 

Segundo o TIC Domicílios 2022, cerca de 51% dos 149 milhões de brasileiros com acesso à Internet afirmaram que checam as informações que recebem nas redes. Portanto, quase metade não o faz. Além disso, entre aqueles que acessam a web apenas pelo celular, apenas 37% relataram que conferem as informações.

 

O uso da Internet por meio do telefone celular é maior entre mulheres (64%), pretos (63%) e pardos (67%), e entre aqueles pertencentes às classes DE (84%). Portanto, essa parcela da população está menos sujeita a checar as informações nas redes para saber se vão verídicas ou não.

 

Por outro lado, 74% dos indivíduos que se conectam à Internet por múltiplos dispositivos diariamente afirmaram que conferem as informações. Outro dado interessante é que 142 milhões de brasileiros se conectam todos, ou quase todos os dias – com prevalência nas classes A (93%) e B (91%) e em menores proporções nas C (81%) e DE (60%).