Press "Enter" to skip to content

Quase metade dos brasileiros são contra privatização, indica pesquisa do DataFolha

Última atualização 10/04/2023 | 18:05

Uma pesquisa do Datafolha revelou que 45% dos brasileiros não concorda com a venda de instituições públicas para o setor privado. Somente 38% é favorável à proposta, 14% não sabe e 3% é indiferente ao assunto. O índice de aprovação é o maior desde 2017. O levantamento foi realizado antes de o governo federal retirar seis estatais do chamado Programa Nacional de Desestatização (PND) que haviam sido incluídas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Na avaliação anterior, em setembro do ano passado, a quantidade de entrevistados a favor das desestatizações era menor (26%). Esse público era majoritariamente (70%) apoiador do Partido Liberal (PL), no qual Bolsonaro é filiado, e a menor parte (28%) eleitora do Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com o Datafolha.

 

No caso dos Correios, a pesquisa verificou um empate sobre uma possível privatização dos Correios. A maioria é contrária à desestatização de bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e da Petrobras. O maior medo é o encarecimento dos produtos e serviços, embora considerem que o atendimento seja melhor nas empresas privadas. 

 

O levantamento foi realizado por 2.028 pessoas acima de 16 anos de idade em 126 municípios brasileiros entre 29 e 30 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

 

Na lista de empresas salvas da iniciativa privada por meio da privatização  estão os Correios, a EBC, a Dataprev , a Nuclep, o Serpro, a ABGF e o Ceitec. A Conab, a PPSA  e a Telebras foram excluídas do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

 

Comparativo da Pesquisa:

Abril de 2023

Contra: 45%

A favor: 38%

 

Setembro de 2022

Contra: 66%

A favor: 26%

 

Conclusões

– 70% dos apoiadores do PL aprovam privatizações / 28% dos apoiadores do PT é a favor da desestatização

-Qualidade do serviço: 54% acredita que no ramo privado é melhor que no público / 25% defende ser pior /  6%afirma ser  igual /  15% não soube responder

-Atendimento ao cliente: 61% diz que é melhor das empresas privadas  / 22% crê ser pior em relação ao das estatais /  6% considera igual / 11% não soube responder

-Preços: 67% defende nas empresas privadas são mais caros / 19% considera mais baratos

-Apoio à privatização da Petrobras (37% a favor, 53% contra) e bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (36% a favor, 55% contra)