Quase sete mil inscritos apresentam trabalhos na 20ª edição do Conpeex da UFG

Com mais de 6.700 participantes e 2.200 trabalhos científicos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza a 20ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex). O evento, que acontece de 22 a 24 de novembro no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, destaca-se como a maior edição até o momento.

Em sintonia com a Semana da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o tema deste ano é “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. Uma inovação notável é a apresentação dos trabalhos em televisões, eliminando a necessidade de impressão de banners.

A pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Adriana Régia Marques de Souza, ressalta que o evento busca contribuir para avanços científicos e tecnológicos, promovendo um intercâmbio científico e cultural entre os participantes. “Queremos incentivar a troca de experiência nos diversos campos”, afirmou.

Atividades

A programação abrange palestras, seminários, simpósios temáticos, atividades artísticas e culturais. O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, dará as boas-vindas no dia 22/11, às 14h30. O encerramento, no dia 24/11 às 16h, conta com Aldo José Gorgatti Zarbin, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Além disso, como parte do projeto Virada Ambiental 2023, a Escola de Agronomia realizará o plantio de árvores no dia 24/11 às 10h, visando neutralizar as emissões de carbono do evento.
Durante o Conpeex, a unidade móvel do Hemocentro está disponível para doações de sangue ao lado do Centro de Eventos da UFG. O evento também oferece a oportunidade de colocar o calendário vacinal em dia.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União define o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025.

Em nota, a pasta informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades públicas consideradas serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna de estados, fixadas em lei estadual, e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.

“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, destacou o ministério no comunicado.

“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”

Veja a lista com os 18 feriados nacionais e pontos facultativos de 2025:

– 1º de janeiro (quarta-feira) –  Confraternização Universal (feriado nacional);

– 3 de março (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);

– 18 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);

– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional);

– 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);

– 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;

– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional);

– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;

– 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional);

– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);

– 24 de dezembro (quarta-feira), – véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h);

– 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional);

– 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 13h).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp