Quatro pacientes de Manaus com Covid-19 recebem alta em Goiás

Quatro dos onze pacientes internados no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) vindos de Manaus (AM) receberam alta na manhã desta quarta-feira, 27. Eles deixaram a unidade cerca de onze horas da manhã depois de despedidas da equipe do hospital com balões coloridos e aplausos. Os pacientes são Ezequias Guerreiro Marques, 37 anos, Thiago de Áquila Duarte, 26, Priscila Lima Roque, 37, e João Bosco Couto de Araújo de 60 anos de idade.

As altas foram informadas no início desta semana pelo prefeito Gustavo Mendanha, que afirma: “Cada vida salva da covid-19, seja nas nossas unidades de saúde ou pelo amplo monitoramento, traz mais esperança e força de vontade para nossos profissionais. Trabalhamos muito para proteger as pessoas, estamos em alerta permanente nesta pandemia.” 

Os pacientes agradeceram a equipe do HMAP e relataram os momentos difíceis vividos em Manaus antes de serem transferidos para Goiás. “No momento que eu vim pra cá, foi um momento que eu consegui me salvar. Não sei se eu tivesse ficado no Amazonas, eu teria tido a oportunidade de cura. Todos aqui foram muito atenciosos na UTI e eu só agradeço. E eu vou voltar em breve para fazer algum trabalho social em Aparecida”, disse o paciente , Thiago de Áquila Duarte. 

Em relação às futuras altas, o superintendente de Regulação da SMS, Luciano Carvalho, informa que do grupo de Manaus, ainda há 4 pacientes na UTI e 3 na enfermaria, sendo que  “os que estão na enfermaria do HMAP têm previsão de alta para os próximos dias, provavelmente ainda nesta semana.”

Foto: Enio Medeiros

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Mais dois corpos são localizados após queda no Rio Tocantins

Na quarta-feira, 25, mergulhadores localizaram mais dois corpos de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. As vítimas identificadas são Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. Com essas localizações, o número de mortos na queda da ponte subiu para seis, enquanto onze pessoas ainda estão desaparecidas.

Desabamento

A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros dos estados Maranhão, Tocantins e Pará, além da Marinha do Brasil. O desabamento ocorreu na tarde do último domingo, 22, na ponte localizada na BR-226, que conecta as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante o acidente, oito veículos caíram no Rio Tocantins, incluindo um carro de passeio, duas motos e ao menos quatro caminhões.

As buscas pelas vítimas foram retomadas na manhã da quarta-feira com o auxílio de botes e a participação de 29 mergulhadores. A visibilidade é pouca e a forte correnteza, somada à profundidade de cerca de 50 metros no local do acidente, complica o trabalho dos mergulhadores, que enfrentam grandes desafios na operação de resgate.

De acordo com o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu, e a causa do colapso ainda está sendo investigada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp