Quatro praças serão inauguradas em Aparecida nos próximos dias

Quatro praças serão inauguradas em Aparecida nos próximos dias

Aparecida de Goiânia já ultrapassou a marca de 140 praças instaladas em toda a cidade. E nos próximos dias, com a inauguração de mais quatro que estão em execução, este número vai aumentar. Os próximos beneficiados com novos espaços de lazer e convivência são os moradores dos bairros Veiga Jardim, Mansões Paraíso, Parques Itália e Itatiaia.

“Investir em praças é investir em qualidade de vida e urbanização da cidade, é proporcionar espaços de convivência para todas as idades, além de promover esporte e lazer. Esse é o nosso objetivo ampliar esses benefícios para que todos tenham acesso”, ressaltou o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano

A execução destas obras estão sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). “Estamos comprometidos em finalizar todas as obras dentro dos prazos estabelecidos, garantindo espaços públicos de qualidade para toda a população. E também queremos iniciar outras dezenas de praças até o fim deste ano, alcançando todos os bairros”, disse o secretário da pasta, Davi Mendanha.

Além das obras em andamento pela SDU, outras praças sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura também estão em construção com o objetivo de transformar a cidade e levar mais qualidade de vida aos aparecidenses por meio da construção destes espaços de lazer, que sempre foi um dos maiores compromissos da Prefeitura de Aparecida desde a gestão do prefeito Maguito Vilela.

“As praças embelezam a cidade, valorizam o bairro e os imóveis. Queremos levar este benefício a todos os bairros da cidade até o final da minha gestão e assim transformar espaços vazios, ociosos e com mato, em pontos de encontro da vizinhança e de lazer e diversão para crianças e adultos”, destacou ainda o prefeito Vilmar.

Praça Veiga Jardim

A Praça Veiga Jardim está praticamente finalizada, com 93% das obras concluídas e previsão de entrega em até 10 dias. Localizada na Rua Ledio Sócrates de Amorim com Alameda Dona Rosalinda, o espaço de área total de 7,4 mil metros quadrados (m²), conta com 4,7 mil m² de gramado, dois pergolados, três áreas de convivência com bancos e banquetas, 11 lixeiras, nove bancos de eucalipto, playground, quadra de volêi de areia, iluminação em led e árvores.

Elaine Rodrigues, 42 anos, cuidadora de idosos e moradora local, está ansiosa para utilizar a praça. “Às cinco e meia da tarde, todos vão se reunir aqui para conversar. As crianças terão um local seguro para brincar com boa iluminação. Vai ser ótimo”, disse.

Praça Parque Itália

Com inauguração prevista para o início de julho, a Praça Parque Itália, situada na Rua 11 Quadra 25, está 80% concluída. O espaço de 3,6 mil m² inclui um pergolado, lixeiras, uma área de convivência com bancos e banquetas, uma academia ao ar livre, playground, 12 bancos de eucalipto, calçadas para caminhada e iluminação em LED.

Praça Mansões Paraíso

As obras na Praça Mansões Paraíso estão em andamento, com 20% de execução e previsão de conclusão na próxima semana. Com área de 743,35 metros quadrados, o espaço incluirá pergolado, playground, bancos de eucalipto, lixeiras, área de convivência com bancos e banquetas, e iluminação em led. O novo equipamento público está situado na Rua J-11, no Mansões Paraíso.

Morador da região, Sebastião Neres dos Santos, 78, comemorou a chegada da praça no Mansões Paraíso. “Estávamos precisando muito de um local assim, que valorizasse a região. Eu tenho muitos amigos e aqui eu vou poder conversar com eles com tranquilidade, acredito que vai ser ótimo para todos”, comemorou o aposentado.

Praça Parque Itatiaia (Revitalização)

A revitalização da Praça Parque Itatiaia, localizada na Rua Guarani, no setor Parque Itatiaia, está quase concluída, com 95% das obras finalizadas. O projeto inclui reforma de barras de exercícios, ampliação de calçadas, área de convivência e uma nova iluminação, além novos bancos e lixeira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp