Press "Enter" to skip to content

Quatro quilombolas de Goiás participam de programa da embaixada dos Estados Unidos

Última atualização 05/04/2023 | 16:13

Um programa sociocultural da embaixada dos Estados Unidos no Brasil selecionou quatro quilombolas goianos para integrar o projeto. As duas duplas são integrantes dos quilombos Kalunga e Mesquita. Ao todo, 30 representantes de comunidades em todo o País foram escolhidas.

 

“Há muitas vozes e muitas histórias que não conhecemos e merecem ser ouvidas. Esta iniciativa faz parte de um esforço para nos conscientizar e respeitar ainda mais a experiência de cada um. Estes podcasters serão grandes contadores de histórias e vejo a hora poder ouvi-los”, afirma o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford.

 

O programa “Minha Vida Quilombola” será veiculado por meio de um podcast elaborado entre abril e setembro deste ano. A proposta é compartilhar histórias, cultura, desafios sociais e defesa dos direitos das comunidades remanescente de quilombos no Brasil. Os participantes serão acompanhados e orientados no roteiro e perspectivas relevantes na podosfera.  

 

O treinamento será híbrido, com módulos que vão desde a criação de conteúdo de áudio profissional usando podcasting, formato de produção, seleção de pauta e fonte a distribuição de mídia independente.  

 

No fim do treinamento, os participantes virão à Brasília para apresentar uma série profissional de podcast. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil em parceria com Far Away Projects – organização sem fins lucrativos que apoia projetos de impacto social global em todo o mundo. 

 

Goiás tem mais de 110 comunidades quilombolas e 5 indígenas. Estimativas da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Coordenação de Goiás (Conaq) indicam que, entre certificadas e não certificadas, existem 82 comunidades quilombolas em Goiás. Os quilombolas são grupos étnicorraciais, que, em Goiás, segundo a Fundação Palmares, estão presentes em 58 comunidades remanescentes de quilombos, reconhecidas com certidão.

 

Confira as comunidades selecionadas:

 

– Alagoas: Quilombo Carrasco

– Amazonas: Quilombo Barranco de São Benedito da Praça 14

– Bahia: Quilombo Bananeiras

– Ceará: Quilombo Quixada

– Goiás: Quilombos Kalunga e Mesquita, Goiás

– Maranhão: Quilombos Canelatiua e Rampa

– Minas Gerais: Quilombo Arturos

– Pará: Quilombo Cachoeira Porteira

– Piauí: Quilombo Sussarana

– Rio de Janeiro: Quilombo Pedra do Sal

– Santa Catarina: Quilombo Vidal Martins

– São Paulo: Quilombo Iporanga

– São Paulo: Quilombo Galvão

 

Isso vai fechar em 0 segundos