Press "Enter" to skip to content

Quatro surfistas são resgatados após ficarem 38 horas desaparecidos no mar

Última atualização 18/08/2023 | 17:13

Quatro surfistas australiano e dois cidadãos indonésios foram resgatados no mar após ficarem mais de 38 horas desaparecidos na Indonésia. A informação foi compartilhada pelos pais dos turistas, que abalaram a internet com um vídeo dramático onde mostrou dois náufragos encalhados nas pranchas de surfe e comemorando ao serem resgatados.

O barco do grupo foi visto pela última vez no dia 13 de agosto à noite, no horário local. Os desaparecidos enfrentaram mau tempo e chuva forte durante uma viagem para a Ilha de Pinang de Nilas, um popular destino de surfe a cerca de 150 quilômetros da Ilha Sumatra.

Um dos turistas chegou a sair do barco para buscar ajuda, mas se perdeu e foi encontrado após uma nova busca. “Ele deixou seus companheiros boiando na água para ir buscar ajuda. O barco fretado os encontrou e depois foi procurar Elliot”, disse o pai.

Apesar do resgate do australiano, outro indonésio continua desaparecido e é procurado pelas forças armadas do país.

Segundo a família dos turistas, foram necessários barcos fretados que conheciam o local para que o resgate fosse mais ágil e rápido.

Comemoração de aniversário

As famílias dos australianos contaram que os quatro amigos estavam na Indonésia para um surf trip em comemoração ao aniversário de Elliot. “Ele está em um ótimo lugar para comemorar, com sua namorada [Weisse] e 10 amigos no paraíso. Ele ainda tem oito noites para aproveitar, então estou ansioso para que ele volte direto para casa.’’, contou o pai do turista.

A ministra de Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, afirmou que o governo ‘’continuará a fornecer apoio aos quatro australianos e suas famílias’’. Já o Departamento de Relações Exteriores e Comércio (DFAT) disse que ‘’o governo australiano expressa sua profunda gratidão” aos envolvidos nos esforços de busca e resgate.