Queda de aeronave sobre carro e moto em rodovia mata dez na Malásia

A queda de uma aeronave, em plena rodovia, provocou a morte de dez pessoas, nesta quinta-feira, 17, nos arredores de Kuala Lumpur, capital da Malásia.

O acidente ocorreu às 14h do horário local (3h no horário de Brasília). Ao todo, oito pessoas estavam na aeronave de pequeno porte, de modelo Beechcraft Premier 1, que atingiu um carro e uma moto.

O voo partiu da ilha turística de Langkawi e estava a caminho do aeroporto Sultan Abdul Aziz Shah, em Selangor, perto da capital Kuala Lumpur. O avião perdeu contato com a torre de controle de tráfego aéreo e colidiu com os veículos.

“Não houve chamada de emergência. A aeronave recebeu autorização para pousar”, disse o chefe de polícia de Selangor, Hussein Omar Khan. Até a última atualização desta reportagem as causas do acidente ainda não haviam sido explicadas.

A autoridade de aviação civil do país (CAAM) disse que que o voo foi operado pela Jet Valet Sdn Bhd, uma empresa malaia de serviços de jatos particulares. Em comunicado à rede americana CNN, a CAAM informou que o primeiro contato feito pela aeronave com a Torre de Controle de Tráfego Aéreo de Subang foi às 14h47 (3h47 em Brasília) e a autorização de pouso foi dada às 14h48.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp