Press "Enter" to skip to content

Queda de avião de pequeno porte deixa sete mortos em Minas Gerais

Última atualização 28/01/2024 | 17:48

Na manhã deste domingo (28), uma tragédia abalou o Bairro Monjolinho, zona rural de Itapeva (MG), com a queda de um avião de pequeno porte, que havia saído de Campinas, em São Paulo, com destino a Belo Horizonte, em Minas Gerais. O acidente causou a morte de sete pessoas, incluindo uma criança.

Um vídeo divulgado na internet mostra o desespero dos locais ao se depararem com os destroços. Assista:

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h36, com a aeronave se desintegrando no ar antes de atingir o solo. O piloto, residente em Belo Horizonte, estava entre as vítimas fatais. As autoridades confirmaram que o avião se partiu em três fragmentos maiores, abrangendo uma área de alcance significativa.

A Polícia Civil informou que cinco passageiros, dois homens, duas mulheres e uma criança, além dos dois tripulantes, estavam a bordo. Inicialmente, duas pessoas estavam desaparecidas, mas a médica-legista Tatiana Teles, em entrevista ao G1, esclareceu que os corpos foram encontrados sob os destroços.

“Aeronave se partiu em três fragmentos maiores… dentro do núcleo da aeronave estavam os 7 corpos”, explicou a médica-legista, detalhando os desdobramentos do resgate. A identificação visual dos corpos não é possível devido ao impacto da aeronave. Documentos foram encontrados, e técnicas como confrontação datiloscópica e análise forense serão utilizadas para identificação.

A cidade de Itapeva está em luto, enquanto autoridades investigam as causas do trágico acidente aéreo. A Polícia Civil está no local realizando procedimentos padrão, e os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Pouso Alegre. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para conduzir as investigações.

Não autorizada

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave de registro PS-MTG, fabricada pela Piper Aircraft em 1996, é classificada como um avião de serviço aéreo privado, sem autorização para táxi aéreo, e apresentava situação regular de aeronavegabilidade.

O avião pertencia a uma empresa de crédito financeiro com sede em Belo Horizonte. Em entrevista à EPTV, afiliada Globo, o sócio da empresa, morador de Pouso Alegre, Minas Gerais, confirmou que o voo partiu de Campinas, com destino à capital mineira às 10h. Apesar de serem de Belo Horizonte, os nomes dos tripulantes ainda não foram divulgados.

A ANAC expressou pesar pelo ocorrido e manifestou solidariedade aos amigos e familiares das vítimas por meio de nota oficial.