Queda de avião em Gramado: investigação sobre acidente que matou 11 completa um ano sem conclusões
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda não conseguiu definir quais fatores provocaram a queda da aeronave.
Um ano depois, a apuração ainda não chegou a conclusão sobre quais fatores podem ter provocado o acidente. “Até o presente momento, aproximadamente 50% da investigação foi desenvolvida”, diz o Cenipa.
Segundo o órgão, a coleta de dados referentes aos componentes e aos sistemas da aeronave está em desenvolvimento. São examinadas ainda questões de segurança relacionadas à operação, manutenção e reparos do avião.
A complexidade do caso exigiu a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas em fatores operacionais (pilotos e mecânicos), fatores humanos (médicos e psicólogos) e fatores materiais (engenheiros aeronáuticos e mecânicos).
A Polícia Civil instaurou inquérito e tramita uma investigação em paralelo. De acordo com o delegado regional Gustavo Barcellos, é aguardado o laudo do Cenipa para conclusão do inquérito.
Em janeiro deste ano, um relatório preliminar do Cenipa apontou duas hipóteses principais para o acidente: a primeira delas foi classificada como voo controlado contra o terreno (CFIT, na sigla em inglês), também conhecido como “Controlled Flight Into Terrain”.
A segunda causa identificada foi a perda de controle em voo (LOC-I, na sigla em inglês), conhecida como “Loss of Control in-Flight”, que se caracteriza por uma mudança extrema na trajetória da aeronave.
Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi era CEO e sócio da Galeazzi & Associados, referência em gestão de crise e reestruturação de negócios. A empresa foi fundada pelo pai dele, Cláudio Galeazzi, que morreu de câncer em 2023.
Em 2010, ele perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, também num acidente aéreo. O avião bimotor em que ela estava caiu na região de Sorocaba, interior de São Paulo. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o bimotor estava registrado no nome de Luiz Cláudio.




