Press "Enter" to skip to content

Queda de helicóptero perto do Everest mata 6 pessoas

Última atualização 11/07/2023 | 15:06

Seis pessoas morreram com a queda de um helicóptero próximo ao monte Everest, no Nepal, na manhã desta terça-feira, 11, horário local. Entre as vítimas estão o piloto, identificado como capitão nepalês Chet B. Gurung, e cinco turistas mexicanos da mesma família. As informações são do jornal The Himalayan Times.

Dois passageiros eram homens, com 95 e 98 anos. Eles foram identificados como Sifuentes G. Fernando e Sifuentes Rincon Ismail. As outras três passageiras eram mulheres, identificadas como Sifuentes Gongalez Abril, 72 anos; Gonzalez Olacio Luz, 65; e Sifuentes G. Maria Jese, 52.

A aeronave, da companhia Manang Air, decolou de Surke, na região do Everest, às 10h04 no horário local (01h19 no horário de Brasília) e deveria seguir até a capital nepalesa, Katmandu, mas perdeu contato com a torre de controle dez minutos depois do início da viagem.

Os destroços do avião e os corpos foram localizados em Lamjura Passe, no distrito de Solukhumbu. As causas do acidente serão investigadas. O tempo no momento da decolagem estaria favorável para voos.

Histórico

O Nepal é país conhecido pelos problemas de segurança na aviação. Há menos de seis meses, outro acidente com um avião na região oeste de seu território matou 72 pessoas a bordo.

Os picos nevados e as pistas remotas e de acesso difícil são um desafio até para os pilotos mais veteranos. O clima, muito instável no Nepal, também é um fator importante de risco, assim como a falta de manutenção das pistas e o pouco treinamento dos pilotos locais.