Quedas de árvores em Ribeirão Preto: engenheiro aponta falta de manejo e prevenção, projeto para reflorestar bairros.

O Corpo de Bombeiros DE registrou 427 quedas de árvores desde janeiro em Ribeirão Preto, SP.

Engenheiro agrônomo aponta problemas envolvendo manejo e prevenção pelas ruas da cidade. AEAARP tem projeto para reflorestar bairros com espécies adequadas à área urbana.

Em Ribeirão Preto, 427 árvores já caíram neste ano por falta de manutenção

O Corpo de Bombeiros em Ribeirão Preto (SP) foi acionado 427 vezes desde janeiro deste ano para atender ocorrências envolvendo quedas de árvores.

O caso mais recente mostrado pela EPTV, afiliada da TV Globo, aconteceu nesta quinta-feira (5). Uma árvore de grande porte caiu e interditou um trecho da Avenida Maurílio Biagi, uma das mais movimentadas da cidade, em direção ao estádio Santa Cruz.

Árvores doentes ou com outros tipos de problemas estão por todos os lados e elas têm uma chance maior de cair, principalmente nesta época do ano, quando as chuvas se intensificam.

O solo fica encharcado, os galhos e as folhas pesados, porque absorvem mais água, e pode haver ocorrência de ventos com os temporais.

De acordo com o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo da Silva, a falta de medidas preventivas e até mesmo de manejo adequado com as árvores é o motivo das quedas.

A reportagem da EPTV percorreu algumas ruas do Jardim São Luiz, na zona Sul, e encontrou uma sibipiruna aparentemente saudável. Mas o engenheiro agrônomo lista pontos de que a árvore está condenada. As raízes quebraram o cimento na calçada e estão parcialmente expostas.

Em outra rua do bairro, a reportagem encontrou várias magnólias condenadas.

Fungos e bactérias estão consumindo a matéria orgânica, o que leva a uma deterioração dos troncos e dos galhos.

Para evitar problemas como esses no futuro, é preciso planejar a arborização. No início de 2025, o projeto ribeirão floresta, da associação de engenharia, arquitetura e agronomia (AEAARP), deve plantar 140 árvores de espécies recomendadas para a área urbana.

A Prefeitura de Ribeirão Preto disse que segue a lei para extrair as árvores e que podas acompanham a necessidade de cada espécie. Segundo a administração, todas as árvores da Avenida Francisco Junqueira foram podadas entre julho e agosto deste ano.

Por mês, são feitas cerca de 3,5 mil podas na cidade, de acordo com a prefeitura.

Vistorias podem ser solicitadas pelo telefone 156.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quadrilha usa site de relacionamentos para sequestros em série; VÍDEO em São Vicente (SP)

Quadrilha usa site de relacionamentos para atrair homens e fazer sequestros em série no litoral de SP; VÍDEO

Câmeras de monitoramento flagraram as ações criminosas em São Vicente (SP).

A Polícia Civil investiga uma quadrilha que usava um site de relacionamentos para atrair homens e sequestrá-los durante supostos encontros em São Vicente, no litoral de São Paulo. Imagens das câmeras de monitoramento mostram as ações do grupo (assista acima). Um suspeito, de 28 anos, foi preso preventivamente.

A sequência de sequestros aconteceu na Rua Coaracy Paranhos, no bairro Itararé. Conforme apurado pela TV Tribuna, emissora afiliada da Globo, os criminosos fizeram ao menos cinco vítimas. Apesar disso, apenas duas delas registraram boletins de ocorrência.

Câmeras de monitoramento flagraram o ‘modus operandi’ da quadrilha, que agia quase que no mesmo horário e por três dias seguidos. A vítima parava o carro em frente a um prédio, aguardando a pessoa com quem marcou o encontro, e era abordada pelos suspeitos.

O suspeito foi preso no último sábado (14) e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente. De acordo com a Polícia Civil, ele já tinha passagem pelo crime de estelionato e responderá por sequestro mediante extorsão.

O criminoso teria criado, em outubro, um site de relacionamentos se passando por uma mulher para atrair homens para encontros à noite. Nas ocasiões, a vítima encontrava uma moça, mas era abordada pelo trio e levada ao cativeiro em seguida.

O delegado Estevam Gabriel Urso afirmou que o suspeito foi autuado em flagrante. Apesar disso, outros dois criminosos fugiram.

Imagens obtidas pela polícia mostram o suspeito usando o cartão bancário de uma das vítimas para comprar um tênis de mais de R$ 1,5 mil em uma loja de luxo em um shopping. Por meio da prisão dele, a corporação localizou o dono, que ficou em um cativeiro por dois dias no Morro do Voturuá.

A Polícia Civil trabalha para identificar e prender os outros integrantes da quadrilha. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o patrulhamento na rua em questão foi intensificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp